InícioDestaqueA Universidade do Contestado acabou com a fila de espera para atendimentos...

A Universidade do Contestado acabou com a fila de espera para atendimentos psicológicos do SUS de Canoinhas.

Últimas notícias

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

As seis dezenas do concurso 2.716 da Mega-Sena serão...

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira

Termina na próxima sexta-feira (26) o prazo para pedir...

Entenda o Programa Acredita, que pretende ampliar acesso ao crédito

Com o potencial de destravar até R$ 30 bilhões...

A Universidade do Contestado (UnC), inaugurou em outubro de 2018 o Núcleo de Serviços em Psicologia (NSP), no bloco A da instituição, campus Canoinhas. O NSP tem como objetivo propor atividades de estágio para os discentes do curso de Psicologia, sendo essas atividades atendimentos psicológicos individuais, de casais, de grupos e atendimentos psicológicos para cuidadores. Além disso, o Núcleo de Serviços em Psicologia desenvolve atividades de triagens, plantão psicológico, escuta qualificada e psicoterapia.

 

Durante os anos de 2018 e 2019 o NSP foi muito utilizado para exercícios práticos e vivências que são extremamente necessários para a formação dos discentes do curso de Psicologia. Neste ano de 2020 os acadêmicos da 9ª fase do curso de Psicologia iniciaram o Estágio Obrigatório em Psicologia Clínica e da Saúde, que visa colocar os acadêmicos na mais conhecida área da prática em Psicologia. No mês de março deste corrente ano foi oficializado a parceria da UnC com o SUS, em reunião junto ao Conselho Municipal de Saúde do município de Canoinhas. A parceria oportuniza o atendimento psicológico aos munícipes, e neste ano, com três meses de funcionamento, todos os pacientes da fila de espera do SUS do município de Canoinhas foram atendidos, garantindo o acesso ao serviço e respeitando a porta de entrada, conforme regulamenta o SUS.

 

O NSP funciona durante o período da tarde das 13 horas até às 17 horas e no período da noite das 18 horas até às 20 horas. Neste ano de Pandemia, todas as salas de atendimento foram reestruturadas e adaptadas, e os atendimentos acontecem de acordo com as medidas de segurança conforme o Programa de Reestruturação Administrativa para enfrentamento da Covid-19 da UnC.

 

Até o dia 09 de outubro de 2020 foram encaminhados mais de 100 pacientes, e aproximadamente 62 pacientes passaram pela triagem e tiveram atendimentos clínicos, acabando com a fila de espera do SUS da cidade de Canoinhas/SC.

 

Os serviços do NSP contribuem para a sociedade, ainda mais nesses tempos de emergência que de acordo com a Organização Mundial da Saúde (2020) houve um aumento significativo de pessoas com transtornos, como sintomas de Ansiedade e Depressão decorrentes do isolamento social e da situação de pandemia. Logo se faz necessário o tratamento e o acompanhamento psicológico dos indivíduos a fim de amenizar o sofrimento deste e auxiliar na passagem por este momento conturbado.

 

A Universidade do Contestado do campus Canoinhas possui o Núcleo de Serviços em Psicologia, que oferece serviços gratuitos a comunidade e está localizado na rua Roberto Ehlke, n. 85. O agendamento é realizado via SUS. Procure a Unidade de Saúde Básica de seu bairro.

 

Jaquelini Conceição – Coordenadora do Curso de Psicologia da Universidade do Contestado (UnC). E-mail: [email protected]

Princela Santana da Cruz – Docente do curso de Psicologia da UnC Canoinhas e Mestranda no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC). E-mail: [email protected]

Rodrigo Plewka – Discente da 10ª fase do curso de Psicologia da Universidade do Contestado (UnC). E-mail: [email protected]

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.