InícioCegueira e SolidariedadeA política em nossas vidas

A política em nossas vidas

Últimas notícias

Penso, logo destino: Cerca de 886 pneus em desuso são recolhidos em Três Barras

O município de Três Barras realizou nesta quarta-feira, 24,...

Vítima de acidente para encima do teto do carro após colisão

Na tarde desta quarta-feira, 25, por volta das 16h30, ...

Cotidianamente quando falamos de política, “pensa-se nela como algo ruim, e até mesmo como multiplicador de desvios”.

 

 

Muitas vezes julgamos que a política só se refere ao voto.

 

 

Afinal, o que você tem a ver com a política? Como algo descontextualizado, do qual o povo não faz parte. Aí reside a grande questão. Podemos entender que política está relacionada com aquilo que diz respeito ao bem público, à vida em comum, às regras, leis entre outros. Apesar da existência de corrupção e desvio de dinheiro, temos que entender que essa situação negativa, só pode mudar através do nosso próprio voto e da consciência política da nação. Multiplicando a verdadeira razão de se fazer política, que é o pensamento coletivo, e não individual. Com interesses pessoais.

 

 

Como diz o filósofo Montesquieu: “Todo homem que tem o poder é tentado a abusar dele (…). É preciso que, pela disposição das coisas, o poder freie o poder.”

 

 

Quem nunca ouviu na escola a frase: “o homem é um animal político”? Quando Aristóteles declamou essa frase, ele quis dizer que todo homem precisa um do outro, que é da natureza humana viver em sociedade e que através da busca pelo bem comum.

 

 

A política é tão presente na vida das pessoas que até quando optam em não participar da política, agem politicamente, pois estão deixando que as coisas permaneçam iguais sem necessidade de alteração.

 

 

Nós fazemos política, através da participação em associações de bairros, colegiados, partidos, manifestações, passeatas, nas eleições, por exemplo.

 

Escrito por;

Jenifer Sabrine Ferraz – Estudante do 3º2 (Ensino Médio) da Escola de Educação Básica Frei Menandro Kamps

 

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.