InícioColunasA Neurobiologia das Emoções

A Neurobiologia das Emoções

Últimas notícias

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

As seis dezenas do concurso 2.716 da Mega-Sena serão...

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira

Termina na próxima sexta-feira (26) o prazo para pedir...

Entenda o Programa Acredita, que pretende ampliar acesso ao crédito

Com o potencial de destravar até R$ 30 bilhões...

Medo, tristeza, alegria, raiva e nojo, estas são algumas das emoções consideradas como básicas e universais do ser humano. As emoções são um conjunto de respostas de ordem neurobiológica presentes desde a nossa vida intrauterina e que garantem a nossa sobrevivência e o nosso desenvolvimento.

 

 

Diante da importância das emoções para a nossa vida, podemos nos perguntar então: Como as emoções são geradas e o que acontece no nosso organismo quando vivenciamos uma determinada emoção? E mais: Como podemos identificar e lidar com o que sentimos?

 

 

Primeiramente é importante compreendermos que as emoções são reações do organismo aos estímulos recebidos e percebidos pelos nossos sentidos e que nos ajudam a agir frente aos acontecimentos em nosso entorno.

 

 

Isso tudo é possível porque as emoções acionam as reações simpáticas e parassimpáticas do nosso sistema nervoso central. Por exemplo, quando sentimos medo, o nosso sistema simpático nos prepara para reagir, adequando o funcionamento de diversos sistemas internos para um estado de prontidão e causando alterações físicas como o aumento da frequência cardíaca e a pressão arterial, ocorre também um aumento da produção e liberação de adrenalina pelo cérebro, bem como a dilatação das pupilas e o aumento da transpiração (Web Site Diferença, online).

 

 

Muitas vezes, porém essas reações podem causar crises de ansiedade e pânico, além de outras condições mentais como a depressão. Por isso, é necessário estarmos atentos ao que sentimos para podermos avaliar se os sentimentos (interpretação do que sentidos) que surgem a partir das emoções (reações do organismo aos estímulos), estão persistindo e sinalizando o aparecimento de sintomas dentro de uma faixa clínica (que exigem atendimento com especialistas da área da saúde: psicólogos e/ou psiquiatras).

 

 

O manejo das nossas emoções se dá primeiramente com a identificação dos mesmos que pode ser por meio de uma autoanálise, por exemplo. Há várias formas de praticarmos uma autoanálise, uma delas é por meio da escrita. Quando escrevemos, temos a oportunidade de compreender e reconhecer nossas emoções.

 

 

Se percebemos que estamos ansiosos, por exemplo, podemos realizar algumas atividades que nos ajudam a diminuir o nível da ansiedade como: Yoga, pilates, natação, dança, etc. Essas e outras atividades que nos proporcionam calma e tranquilidade, ativam o sistema parassimpático que é responsável por fazer o corpo retornar a um estado emocional estável, além de controlar alguns sistemas e ações não conscientes como a respiração e de diminuir a frequência cardíaca e pressão arterial, bem como o nível de adrenalina no corpo, a quantidade de açúcar no sangue e controlar o tamanho das pupilas (Web Site Diferença, online).

 

 

As emoções definem o nosso tipo de estado emocional, que pode ser positivo e compreendido como uma reação na qual as emoções e sentimentos positivos como a alegria, a gratidão e o amor trazem respostas que nos impulsionam e nos motivam, gerando uma grande quantidade de dopamina, serotonina e endorfina no organismo (SBIE, 2020).

 

 

Já o tipo de estado emocional negativo como o medo, raiva, tristeza e culpa trazem respostas que nos paralisam e nos instigam a fuga ou o ataque, resultando na produção alta de adrenalina (SBIE, 2020).

 

 

Portanto o autoconhecimento e a autoanálise devem ser praticados por todos nós, para identificarmos nossas emoções, sentimentos, o nosso estado emocional e também entendermos como o nosso corpo é afetado por tudo o que sentimos. Assim conseguimos melhor manejo das nossas emoções e consequentemente melhor saúde física e mental.

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

DIFERENÇA. Sistema Nervoso Simpático e Parassimpático. Saúde: Descrubra as diferenças e semelhanças. Disponível em: <https://www.diferenca.com/sistema-nervoso-simpatico-e-parassimpatico/> Acesso em: 06 dez. 2020

 

SBIE. Entenda quais são e como funcionam as cinco emoções básicas. Publicado em 26 fev. 2020. Disponível em: <https://www.sbie.com.br/blog/entenda-quais-sao-e-como-funcionam-as-cinco-emocoes-basicas/> Acesso em: 06 dez. 2020

 

 

Autoras:

 

Tiffany Koscianski de Lima Discente do curso de Psicologia da UnC Canoinhas. E-mail: [email protected]

 

Príncela Santana da Cruz – Docente do curso de Psicologia da UnC Canoinhas e Mestranda no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC). E-mail: [email protected]

 

 

 

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.