InícioCegueira e SolidariedadeA importância do voto e da participação política

A importância do voto e da participação política

Últimas notícias

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

As seis dezenas do concurso 2.716 da Mega-Sena serão...

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira

Termina na próxima sexta-feira (26) o prazo para pedir...

Entenda o Programa Acredita, que pretende ampliar acesso ao crédito

Com o potencial de destravar até R$ 30 bilhões...

Na busca pela aproximação do eleitor com o processo de escolha política, estimular o seu pensamento crítico é essencial, a fim de que participe ativamente das decisões políticas de sua comunidade. E, sem educação política, não há consciência política. Você já escutou falar em “sufrágio universal”?

 

 

Pois então, o sufrágio consiste no direito de votar e ser votado. É universal porque não existem impedimentos em razão de raça, sexo, cor, grau escolar, condição social ou econômica. Isso significa que todos os brasileiros, podem exercer esse direito.

 

 

Dentro da política existe o “regime democrático”, que a eleição é formada pela qual o cidadão escolhe, por meio do voto, seus representantes. Um dos direitos de um eleitor é que seu voto seja secreto, isso significa que você tem todo direito de não anunciar a ninguém qual será seu voto, se assim decidir. Você sabe qual a importância do voto ser secreto?

 

 

Antigamente, quando o voto ainda era aberto, pessoas simples eram coagidas a votar nos candidatos escolhidos por pessoas da elite brasileira. Essas pessoas que eram influentes chamadas de coronéis, barões etc. É por isso que o voto secreto foi um grande avanço para os eleitores.

 

 

Acredito que os deveres de um eleitor vão além do simples fato de ter um título eleitoral ou o ato de votar a cada dois anos. Não basta simplesmente comparecer às urnas. Um bom eleitor precisa estar consciente sobre seu voto.

 

 

Para as pessoas que votam em branco ou nulo, no meu ponto de vista é desperdiçar a oportunidade e direito a escolha. É melhor que você saiba um pouco mais sobre política, se posicionar sobre o que é melhor para o nosso país, estado e município.

 

 

O dever do eleitor, antes de escolher seus candidatos nas eleições, se inteirar das propostas de cada candidato, para encarar os mais diferentes problemas de um município, estado ou país.

 

 

Muitos eleitores acham que seu papel é somente no período eleitoral, esquecendo da longa etapa deste ciclo, que se repete a cada quatro anos. Após o período eleitoral, nós como eleitores devemos cumprir nosso papel de cidadão e acompanhar e fiscalizar o trabalho de nossos representantes, principalmente o qual ajudou a eleger.

 

 

Escrito por; 

Jenifer Sabrine Ferraz – Estudante do 3º1 – Ensino Médio da EEB Frei Menandro Kamps sob orientação da professora Lediane Corrêa.

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.