O desenvolvimento de habilidades e competências acadêmicas é um dos pilares essenciais para o sucesso em diversas esferas da vida. Essas capacidades não apenas contribuem para o desempenho dos alunos, mas também exercem um papel crucial na preparação destes para os desafios do mercado de trabalho e da vida cotidiana.
Segundo Lima (2019), “o desenvolvimento de competências amplia a capacidade dos indivíduos de lidar com as demandas profissionais e sociais, promovendo a autonomia e a capacidade de adaptação”. Com a evolução constante das demandas profissionais e sociais, torna-se indispensável que os acadêmicos, nas instituições de ensino, desenvolvam não apenas o conhecimento técnico, mas também a capacidade de o aplicar de maneira prática e contextualizada nas mais diversas situações.
Para melhor compreensão da importância do desenvolvimento das habilidades e competências, é necessário entender suas definições: As competências podem ser entendidas como a habilidade de utilizar um conjunto de recursos cognitivos para resolver situações com pertinência e eficácia (CHAGAS, 2020). Por outro lado, as habilidades são componentes essenciais desse processo, representando o conhecimento e a capacidade de realizar tarefas específicas, ou seja, “constituem os elementos fundamentais que formam a base das competências” (GOMES, 2021).
O desenvolvimento das habilidades e competências não prepara os alunos apenas para o mercado de trabalho ao melhorar as tomadas de decisões, contribuir com inovações, desenvolver lideranças e aumentar a satisfação e motivação, mas também traz benefícios à esfera pessoal, afetando diretamente a qualidade de vida. Como afirmam Oliveira e Silva (2018), “as competências interpessoais e emocionais adquiridas durante a formação acadêmica têm um impacto duradouro na vida pessoal, melhorando as relações e o bem-estar”. Isso acontece porque competências como comunicação eficaz, resolução de problemas, pensamento crítico e gestão emocional são fundamentais não só para o desempenho profissional, mas também para o sucesso em interações sociais, familiares e pessoais.
Ao aprender a lidar com desafios, tomar decisões de forma mais autônoma e se adaptar a novas situações, a pessoa desenvolve a confiança e a resiliência necessárias para enfrentar os obstáculos do dia a dia. Além disso, habilidades como gerenciamento de tempo e organização pessoal contribuem para uma vida mais equilibrada e produtiva, resultando no aumento do sentimento de bem-estar (Pereira, 2020).
Nas instituições de ensino, desenvolver habilidades e competências requer um planejamento pedagógico focado em práticas interativas, reflexivas e adaptáveis. Algumas estratégias para promover o desenvolvimento dessas capacidades são: atividades práticas, aprendizagem colaborativa (debates e discussões em salas de aula), feedback contínuo e reflexão, interdisciplinaridade, o uso de metodologias ativas de ensino e tecnologia educacional. De acordo com Souza (2022), “metodologias ativas e tecnologia educacional transformam o aprendizado, tornando-o mais dinâmico e centrado no aluno”.
Essas estratégias criam um ambiente de aprendizado que desafia os alunos a não apenas adquirir conhecimentos, mas a aplicar esses conhecimentos em contextos práticos, desenvolvendo tanto suas habilidades quanto suas competências.
Autores:
Eraldo Jose Dvojatzki Deki
Príncela Santana da Cruz – E-mail: [email protected]
Referências
Chagas, R. Competências e habilidades na educação: teoria e prática. Editora Educação e Conhecimento, 2020
Lima, M. Desenvolvimento de competências no ensino superior: desafios e perspectivas. Editora Formação e Prática, 2019
Gomes, A. Habilidades e competências: fundamentos e aplicações na educação. Editora Aprendizagem e Crescimento, 2021
Oliveira, S., & Silva, J. O impacto das competências emocionais na vida pessoal e profissional. Editora Psicologia e Vida, 2018
Pereira, C. Gerenciamento de tempo e organização pessoal: estratégias para uma vida equilibrada. Editora Vida e Trabalho, 2020
Souza, F. Metodologias ativas e tecnologia educacional: novos rumos para o ensino. Editora Educação Inovadora, 2022