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A Gruta de Santa Emídia: tradições presentes

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Escrito por; 

Evelyn Bueno. Mestranda em Desenvolvimento Regional.

João Carlos Vicente de Lima. Especialista em Direito Administrativo.

 

 

Em publicação recente na Revista Desenvolvimento Regional em Debate (DrD) Marchesan, Gudas, Vargas, Bazzanella e Bueno (2021), publicaram artigo intitulado “A gruta de Santa Emídia no município de Irineópolis-SC: possibilidades de patrimonialização histórica e cultural” (disponível aqui: http://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/3601).

 

 

 

Onde, a partir da perspectiva do patrimônio cultural, previsto no artigo 216 da Constituição Federal, identificam a possibilidade de enquadramento da Gruta de Irineópolis neste instituto de proteção, e que, pode ser estendido para as demais grutas no Sul do Brasil, como as situadas nos municípios de Três Barras (SC), Porto União (SC), Fraiburgo (SC), Lapa (PR), etc.

 

 

 

 

A presença de São João Maria determinados ambientes, foram suficientes para serem considerados como locais santos pela população, como é o caso das grutas. Além do ambiente, às águas também foram percebidas com características sagradas, utilizadas para benzimentos e outros ritos.

 

 

 

Cabe destacar que a tradição religiosa vinculada às grutas são ainda presentes nas comunidades, embora, nem sempre haja a vinculação direta com a fé no monge, há para muito além da religiosidade dos joaninos, trata-se também de uma tradição cultural, isto porque o patrimônio cultural de uma sociedade é constituído por bens que fazem referência à identidade, à memória e aos valores das pessoas (MARCHESAN, et al, 2021, p. 73).

 

 

 

 

Os locais onde situam-se as grutas, também se tornaram templo de multirreligiosidade, onde além de imagens de devoção ao monge, também abrigam imagens de Jesus Cristo, Santos Católicos, de entidades de umbanda como Caboclos e Preto Velhos, sincretizados nas roupagens de indígenas e escravos. É também comum a visitação de pessoas que professam vários credos religiosos, de modo que as grutas foram ressiginificadas como local de liberdade religiosa.

 

 

 

Por outro lado, sob o aspecto do desenvolvimento municipal e regional, os locais santos também são palco de passeios e visitações turísticas, sendo que, nos últimos anos, os órgãos gestores dos municípios têm dado enfoque na questão econômica que a tradição cultural pode proporcionar. Como exemplo é possível citar o parque do monge de Porto União e da Lapa, que investem na preservação e divulgação do ambiente como rota turística.

 

 

 

Desse modo, é possível constatar que, mesmo que a história do Contestado tenha sido aos poucos “apagada” da memória regional, as heranças que ainda sobrevivem no seio da sociedade, merecem ser respeitadas e protegidas, para que permaneçam vigente no universo cultural da população.

 

 

Figura 1: Lapa (PR)
Figura 2: Porto União (SC)
Figura 3: Três Barras (SC)
Figura 4 – Irineópolis (SC)
Figura 5 – Fraiburgo (SC)

 

 

 

Referências

MARCHESAN, J.; GUDAS, D.; VARGAS, L. P.; BAZZANELLA, S. L.; BUENO, E. A gruta de Santa Emídia no município de Irineópolis-SC: possibilidades de patrimonialização histórico e cultural. DRd – Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 11, p. 71–88, 2021.

 

Equipe Gazeta
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