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A Estimulação Cognitiva para uma Vida Saudável e Feliz

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O cérebro é um órgão maravilhoso que comanda todo o nosso corpo, é considerado o órgão mais importante do sistema nervoso sendo responsável pelas ações voluntárias e involuntárias. Ou seja, o comportamento de comer, falar, brincar, mexer os dedos dos pés e mãos e outros, são ações voluntárias que nos permite ter vontade própria. Outras atividades como a respiração e os batimentos cardíacos, por exemplo, são ações involuntárias que fazemos sem perceber.

 

 

No sentido anatômico, o cérebro é formado por diferentes estruturas e funções, conforme descrito abaixo pelo Sistema de Informação Infanto Juvenil em Biossegurança produzido pela Fiocruz [s.d.]:

 

 

Córtex cerebral: Essa é a parte externa, conhecida como “massa cinzenta”, (devido a sua coloração acinzentada). É responsável pela nossa capacidade de Pensamento, Movimento Voluntário, Linguagem, Julgamento e Percepção.

 

 

Cerebelo: Responsável pelas funções de: Movimento, Equilíbrio, Tônus Muscular, Postura e Aprendizagem Motora. O cerebelo é uma região do cérebro localizada na fossa craniana posterior.

 

 

Tronco Encefálico: Este é responsável pelas funções involuntárias de: Respiração, Deglutição, Ritmo dos Batimentos Cardíacos e Pressão Arterial.

 

 

Hipocampo: É responsável pelas funções de: Aprendizado e Memória, Mediação da Agressão e da Raiva, Regulação Hormonal. Está profundamente encaixado no lóbulo temporal de cada córtice cerebral.

 

 

Os dois lados do cérebro: O cérebro humano é dividido em duas metades, um pertencente ao lado direito e outro ao lado esquerdo. Ambos têm uma estrutura muito parecida, porém apresentam algumas funções de responsabilidade de um único lado. De forma geral, o hemisfério (lado) dominante de uma pessoa se ocupa da linguagem e das operações lógicas, como fazer contas, estudar, escrever, etc. O outro hemisfério controla as emoções e a criatividade. A metade esquerda do cérebro comanda o lado direito do corpo, e a metade direita do cérebro comanda o lado esquerdo do corpo. Desta forma, conseguimos pensar e nos movimentar ao mesmo tempo.

 

 

O cérebro é o órgão do corpo que menos envelhece. Em outras palavras, é o órgão que tem menor grau de envelhecimento, devido a sua capacidade de regeneração. O cérebro é capaz de compensar as perdas, e essa ação de compensação é dividida em dois processos: neurogenese e neuroplasticidade.

 

 

A neurogênese refere-se à “proliferação neural”, ou seja, a criação de novos neurônios, principalmente quando há estimulação do cérebro. Já a neuroplasticidade está ligada a capacidade do cérebro de formar novas conexões, importante para o aprendizado, visto que o aprender está diretamente ligado ao número de conexões que formamos. Cada neurônio tem inúmeras conexões, as novas conexões são realizadas a todo momento, até o fim da vida (KONFLANZ et al, 2017).

 

 

Estimular o cérebro ao longo dos anos é importante, pois a estimulação cognitiva, melhora e preserva a capacidade de memorização, concentração, coordenação, atenção, resolução de problemas e outras funções.

 

 

Uma das formas de estimular o cérebro é através de jogos cognitivos. Existem vários jogos que podem ser adquiridos até mesmo em sites na Internet. Abaixo estão listadas algumas sugestões:

 

 

– Torre de Hanoi: É um tipo de quebra-cabeça, onde as peças (discos) estão dispostas em um dos três pinos, o jogo consiste em colocar todos os discos de um pino para o outro de acordo com as regras. Assim, este instrumento tem como objetivo avaliar a memória, planejamento e resolução de problemas;

 

 

– Jogo da Cachola: É um jogo da memória, o qual propõe o reconhecimento das figuras que ficam escondidas sob um anteparo para avaliação qualitativa da atenção e memória de curto prazo;

 

 

– Quadro Cromia: Também conhecido como dominó das cores, este instrumento objetiva analisar a criatividade, análise e síntese, organização, planejamento, estabelecimento de metas, pensamento estratégico, orientação espacial, lateralidade, raciocínio lógico, pensamento prévio e foco atencional;

 

 

– A Hora do Rush: Este é um jogo de raciocínio lógico, no qual o jogador tem como desafio tirar o seu carro do congestionamento com o menor número possível de movimentos.

 

 

– Corrida das Cores: Tem como objetivo organizar os círculos coloridos do jogo exatamente na ordem em que eles aparecem na caixa das bolinhas para o reconhecimento e identificação das cores.

 

 

Os jogos cognitivos, além de estimular o cérebro, também tem a vantagem de oferecer momentos prazerosos ao lado de familiares e amigos. Essas vivências, em momentos de lazer, são promotoras da vinculação afetiva.

 

 

Assim, os jogos cognitivos são muito bem-vindos tanto para a estimulação cognitiva, onde estão presentes as funções executivas (conjunto de habilidades que permitem o direcionamento de comportamentos a metas, avaliação da eficiência e adequação de comportamentos e solução de problemas), quanto para o aprimoramento das habilidades sociais (competências voltadas a comunicação e interação nas relações humanas), contribuindo assim, para uma vida mais saudável e feliz do ser humano.

 

 

 

Referências

 

FIOCRUZ. O Cérebro. Sistema de Informação Juvenil em Biossegurança. Disponível em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/cerebro.htm Acesso em: 11 nov. 2021

 

KONFLANZ, Felipe; COSTA, Kevin da; MENDES, Thais. A Neuropsicologia do Envelhecer: As “Falltas” e “Falhas” do Cérebro e do Processo Cognitivo que podem Surgir na Velhice. Psicologia PT. O Portal dos Psicólogos. 2017. Disponível em: < https://www.psicologia.pt/artigos/ver_artigo.php?a-neuropsicologia-do-envelhecer-as faltas-e-falhas-do-cerebro-e-do-processo-cognitivo-que-podem-surgir-na velhice&codigo=A1103&area=d2> Acesso em: 11 nov. 2021

 

 

Autora:

 

Príncela Santana da Cruz. Professora e Psicóloga Clínica E-mail: [email protected]

 

 

Equipe Gazeta
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