InícioColuna Diane RuteskiQue o professor não seja valorizado só no dia 15 de outubro

Que o professor não seja valorizado só no dia 15 de outubro

Últimas notícias

Enquanto professoras, dia 15 de outubro é um dos melhores dias do ano para nós, o dia que vem homenagens de todos os lados, sentimento de valorização transborda nas nossas timelines e presencialmente também, resumindo, o dia perfeito.

 

Para quem não sabe esta data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963. Ou seja, desde 1963 comemora-se o dia dos professores, mas em compensação para grande parte da sociedade essa valorização se limita a um dia por ano, os outros 364 dias vai para a conta do professor a falta de educação dos alunos, falta de conhecimento para passar em vestibulares, resumindo, a responsabilidade da educação do futuro do Brasil.

 

Infelizmente a sociedade tem uma visão errônea do que é ser um bom professor, para muitos ter boa vontade é o suficiente. Alguns nem imaginam o quão importante é ter formação continuada, um espaço escolar adequado e recursos didáticos.

 

Pensando nessa questão, o que podemos fazer para mudar essa realidade?

Será que existe uma fórmula mágica?

Infelizmente não.

É um trabalho de formiguinha, mas um dia tem que começar, então que tal começar pela nossa casa?

Se você ainda tem dúvidas sobre a importância do professor, segue abaixo um dos textos que mais nos emocionou e retrata o quanto um professor influencia a vida de seus alunos.

Um professor encontra um rapaz que diz ter sido aluno dele.

O jovem pergunta: – Lembra de mim? E ele diz que não.

O jovem conta que foi aluno dele.

E ele pergunta: o que anda fazendo?

Sou professor.

Ah que legal. Como eu?

Sim. Virei professor porque você me inspirou.

Ele pergunta para o jovem qual foi o momento em que ele o inspirou a ser professor. E aí o aluno conta a história:

 

“Um dia um amigo meu, estudante também, chegou com um relógio novo, lindo, e eu decidi que queria para mim e roubei, peguei do bolso dele. Este meu amigo percebeu o roubo e reclamou com você (professor). Você disse: o relógio do colega de vocês foi roubado, quem roubou devolva. Nao devolvi porque não queria. Você trancou a porta, falou para todo mundo ficar em pé que você passaria de um por um para revistar os bolsos de todos até achar o relógio. Mas você falou para todos fecharem os olhos que você faria isso com os alunos de olhos fechados…

 

… todos fecharam os olhos e você foi indo de bolso em bolso e quando chegou no meu encontrou o relógio e pegou. Continuou revistando todos e aí quando terminou disse: podem abrir os olhos. Já temos o relógio.

 

Você não me disse nada. Não mencionou o episódio nunca. Não falou quem tinha roubado para ninguém. E naquele dia você salvou a minha dignidade para sempre

 

Foi o dia mais vergonhoso da minha vida. Mas o dia em que minha dignidade foi salva de eu não ter me tornado um ladrao, uma má pessoa etc…

 

Você nunca falou nada. Não me deu lição de moral. E eu entendi a mensagem

 

E entendi que é isso que um verdadeiro educador deve fazer.

 

Você não lembra disso professor?

 

E o professor responde: – Eu lembro da situação, do relógio roubado, de eu ter revistado todos etc…

 

Mas não lembrava de você. Porque eu também fechei meus olhos ao revistar.

 

(Autor Desconhecido)

 

Ao ler isso repense a função do professor, a valorização que essa profissão merece, não só dia 15 de outubro, hoje dia 25, e todos os dias do ano.

 

 

Bom fim de semana!

Beijos da DIVA

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.