A operaçãoRespectus, deflagrada nesta quarta-feira (24) em Papanduva e Canoinhas, é considerada pela Polícia Civil a maior já realizada no Planalto Norte do Estado contra abuso sexual e violência doméstica. Quatro homens foram presos durante a ação.
Além das prisões, os agentes da Polícia Civil apreenderam aparelhos celulares e de informática, que deverão passar por perícia para identificar novos elementos relacionados aos casos investigados.
Os quatro suspeitos têm entre 20 e 30 anos e, de acordo com a Polícia Civil, os casos investigados não possuem relação entre si. Eles foram levados ao Presídio Regional de Canoinhas após serem detidos.
Para o cumprimento das nove ordens judiciais, tanto de prisão quanto de busca e apreensão, foram mobilizados policiais civis de Canoinhas, Major Vieira e Papanduva. Também foram realizadas quebras de sigilo telefônico e telemático durante a operação.
Em um dos casos, criança foi abusada por professor de música
Um dos casos investigados na operação envolve uma menina, que teria sido abusada pelo próprio professor de música. O homem, inclusive, teria materiais de pornografia infantil armazenados.
Já em um caso de violência doméstica, o suspeito invadiu a casa da vítima durante a noite, enquanto ela dormia, segundo o delegado Vinícius Ferreira.
“Arrombou a porta, com um faca, acordou a vítima com uma esganadura e ainda disse: ‘Não adianta mandar a Polícia Civil aqui em casa, eu não tenho medo’”, relatou o delegado.