InícioDestaqueQual inteligência você possui?

Qual inteligência você possui?

Últimas notícias

GAECO e GEAC deflagram 5ª fase da Operação Mensageiro; deputado é visitado

Na manhã desta segunda-feira (29-4), o Grupo de Atuação...

Acidente na BR-116 resulta em cinco mortes

Na noite deste domingo (28), equipes do Corpo de...

Colisão na BR-280 em Três Barras, mata mulher e deixa seis feridos

Na noite deste domingo, 28, os bombeiros de Três...

Você também já ouviu falar que ou a pessoa nasce inteligente ou então nunca será? A melhor notícia é que essa afirmativa é errada, equivocada e inadequada nos dias atuais. A ciência da Psicologia traz conhecimentos favoráveis e inovadores sobre este fenômeno tão fantástico que é a INTELIGÊNCIA.

 

Howard Gardner é um psicólogo norteamericano que na década de 80 desafiou o conceito de Quociente de Inteligência (QI) o qual intimidou pessoas na educação e na vida profissional, baseando-se na ideia de que havia apenas um tipo de inteligência que poderia ser medida através de testes e muitas vezes desmereceu o talento de muitos². Gardner ficou conhecido pela teoria das Inteligências múltiplas, mostrando que cada pessoa pode desenvolver um tipo de inteligência e cada uma pode expandir-se de forma independente da outra. Inicialmente eram 7 tipos de inteligência, mais tarde foram acrescentadas duas¹.

 

1- Lógico-matemática: Facilidade para lidar com números, com uma linha de raciocínio, levantar hipóteses, trabalhar com símbolos, sendo as soluções resolvidas ligeiramente pela mente. Está presente em matemáticos, físicos e pessoas que lidam com raciocínio lógico e matemática. Tem habilidade para padrões, ordem e sistematização¹ʼ².

 

2- Linguística: Sensibilidade para o significado das palavras e funções da linguagem, facilidade para transmitir ideias, aprender idiomas, presente em poetas, escritores e pessoas que utilizam a linguagem de forma eficaz¹.

 

3- Espacial: Melhor percepção do mundo visual e espacial, facilidade em criar, sensibilidade a cor e formas, modificar imagens, se localizar e localizar objetos. Presente em arquitetos, escultores, navegadores e pessoas que atuam em espaços¹.

 

4- Corporal cinestésica ou físico cinestésica: Prática para controlar o corpo de forma fina, com coordenação e precisão. Usa sem corpo para expressar ideias e sentimentos.  Presente em atletas, dançarinos, atores, mímico e outros artistas¹ʼ².

 

5- Interpessoal: Facilidade para interagir com outras pessoas, distinguir humor e sentimentos, compreender e motivar, reagir a temperamentos e humores. Presente em políticos, vendedores, professores, líderes e pessoas que trabalham com motivação¹.

 

6- Intrapessoal: Habilidade para compreender a si mesmo, autoconhecimento, lidar com seus desejos e sonhos¹.

 

7- Musical: Habilidade para elaborar e avaliar ritmos, tocar instrumentos e compor¹.

 

8- Natural: Sensibilidade com a natureza e habilidades biológicas¹.

 

9- Existencial: Capacidades filosóficas, refletir sobre a existência e a vida¹.

 

Gardner afirma existir um fator determinante para o desenvolvimento de uma inteligência, é a cultura, assim a criança aprimorará as que demonstram ser mais eficazes para a sociedade que está inserida. Os tipos de inteligência começam a aparecer e serem sinalizados entre 2 e 5 anos de idade, através de desenhos, danças, gestos, músicas e frases¹.

 

Cabe ressaltar que cada pessoa possui sua própria forma de aprender que podem ser de forma cinestésica (movimentos do corpo, através das sensações) ou de forma linguística, utilizando as palavras. Assim é possível compreender porque alguns alunos aprendem mais rápido que os outros. Nem todos têm os mesmos interesses e habilidades, não aprendem da mesma maneira² nem na mesma hora. Assim fica permitido olhar para cada criança de forma ampla, tão importante como a informação que é passada, é o meio (método) pelo qual ela será apresentada.

 

Todas as pessoas possuem cada uma dos 9 tipos de inteligência,  não há uma melhor que a outra que outra, todas são valiosas e podem ser desenvolvidas durante a  vida.

 

E ai, você identificou o tipo de inteligência que mais destaca-se em você?

 

 

 

REFERÊNCIAS

¹RODRIGUES, L.G. Um estudo sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas. Universidade de São Paulo. Disponível em <http://www.gradadm.ifsc.usp.br/dados/20152/SLC0631-1/Trabalho_tipos_inteligencia.pdf> Acesso em 16.09.2020

²SABINO, M.A.; ROQUE, A.S.S. A teoria das inteligências múltiplas e sua contribuição para o ensino de língua italiana no contexto de uma escola pública.

 

A Universidade do Contestado do Campus Canoinhas possui O Núcleo de Serviços em Psicologia (NSP) que oferece serviços gratuitos a comunidade e está localizado na rua Roberto Ehlke, n.85. O agendamento é realizado via SUS. Procure a Unidade de Saúde Básica do seu bairro.

Jesica Beyersdorff – Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade do Contestado UnC. E-mail: [email protected]

 

Príncela Santana da Cruz – Docente do curso de Psicologia da UnC Canoinhas e Mestranda no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC). E-mail: [email protected]

 

Jaquelini Conceição – Docente e Coordenadora do curso de Psicologia da Universidade do Contestado UnC. E-mail: [email protected]

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.