Já ouviram essa frase: “É melhor estar preparado para uma oportunidade e não ter nenhuma, do que ter uma oportunidade e não estar preparado”? O autor é desconhecido, mas ela se encaixa perfeitamente sobre o assunto que vamos falar hoje. Você está preparado para o mercado de trabalho?
O que significa estar preparado? De acordo o dicionário, significa: quem estudou, quem se preparou, feito com antecedência, ou seja, estar preparado exige planejamento, foco e objetivos bem definidos. Você pode começar agora, refletindo sobre a seguinte questão: Onde eu quero estar daqui a seis meses? E daqui a um ano? E daqui a cinco anos? Imagine-se, sonhe e depois disso, comece a pesquisar quais os caminhos para chegar onde você se imaginou e sonhou? Custa caro? Como começar a poupar? Custa tempo? O tempo vai passar de qualquer forma, então comece a caminhar o mais rápido possível. Parece impossível? O impossível é só uma questão de opinião, se pararmos para pensar, a energia elétrica, o avião, os carros, também pareciam impossíveis a anos atrás…
Vamos ajudar você a preparar-se para as oportunidades no mercado de trabalho:
Dica número 1: O primeiro passo é ter uma mentalidade voltada para o aprendizado constante, o mercado de trabalho não quer pessoas acomodadas, não entre na zona de conforto, seja curioso! Se a questão for “ah, mas eu não tenho dinheiro para fazer cursos no momento”, existem diversos cursos on-line de excelente qualidade, que são ofertados gratuitamente, e que podem dar um “up” em seu currículo. Lembre-se que o mercado de trabalho busca profissionais que tenham vários conhecimentos, acostume-se a nunca parar de estudar!
Dica número 2: Conheça quais são suas habilidades e busque desenvolver as habilidades que não tem, as empresas buscam pessoas criativas, com capacidade de resolver problemas e passam longe de pessoas que os criam. Cada vez mais as empresas buscam pessoas empáticas (que se colocam no lugar do outro), que tenham bom relacionamento em equipe e que tenham capacidade de entender diversas realidades, ou seja buscam pessoas flexíveis.
Dica número 3: Não espere a vaga dos sonhos surgir, se preparar leva tempo, comece definindo que área você tem mais afinidade. Pense sobre o seu perfil. Gosta de falar com outras pessoas? Tem dificuldade de falar em público? Gosta de números ou não? Tem facilidade com informática? Prefere ter uma rotina no ambiente de trabalho ou prefere fazer coisas diferentes todo dia? Prefere trabalhar como funcionário? Ou cogitou ser dono do seu próprio negócio? Esses são os principais questionamentos que se deve fazer ao seu “eu” interior, para seguir rumo a estar preparado. Lembre-se é importante saber para qual direção está indo.
Dica número 4: Pare de reclamar, e comece a agir. Principalmente, não desabafe nas postagens de vaga de emprego, que são anunciadas nas redes sociais, além de não agregar em nada, isso pode lhe trazer prejuízos quanto a sua imagem. Lembre-se que a primeira coisa que o setor de recursos humanos verifica antes de chamar um candidato para entrevista é verificar as “pegadas digitais” do mesmo. Não faça da internet seu muro das lamentações, por mais que você apague algumas coisas, é possível descobrir muitas outras a seu respeito, até mesmo uma frase que você postou pode ser reveladora sobre seu perfil como profissional.
Dica número 5: Pesquise na sua região, na sua cidade, quais as características mais procuradas na profissão que você quer, ou vá além, descubra quais profissionais estão em falta na sua cidade. Especialize-se nisso! Na empresa onde você trabalha, que profissionais você admira? Inspire-se!
Dica número 6: Essa talvez seja a mais importante: Primeiro tenha autoconhecimento, saiba o que quer e onde quer chegar, segundo tenha autoestima, acredite em você! E por último autoconfiança. Sim, você é o primeiro que deve acordar, olhar-se no espelho e dizer, eu posso tudo!
Tenha em mente que conhecimento é aquilo que ninguém nos tira! Vá à luta sempre e quando a oportunidade aparecer sinta-se orgulhoso de estar preparado.
Beijos de luz.
**Imagem da matéria: https://www.buchman.com.br/em-10-anos-todas-as-vagas-de-emprego-vao-exigir-ingles-aponta-pesquisa/ acesso em 19 de janeiro de 2020.
Diane Ruteski é graduada em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão da Excelência nos Negócios das Organizações, Especialização em Tecnologias para Educação Profissional, pós-graduanda em Educação e Diversidade e graduanda em Pedagogia.