InícioCegueira e SolidariedadeUnidos pela Água: Cooperação Global e Sustentabilidade no Dia Mundial da Água

Unidos pela Água: Cooperação Global e Sustentabilidade no Dia Mundial da Água

Últimas notícias

GAECO e GEAC deflagram 5ª fase da Operação Mensageiro; deputado é visitado

Na manhã desta segunda-feira (29-4), o Grupo de Atuação...

Acidente na BR-116 resulta em cinco mortes

Na noite deste domingo (28), equipes do Corpo de...

Colisão na BR-280 em Três Barras, mata mulher e deixa seis feridos

Na noite deste domingo, 28, os bombeiros de Três...

No dia 22 de março de cada ano celebra-se o Dia Mundial da Água, data oficialmente estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 22 de dezembro de 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92).

Desde 1993, esta comemoração anual destaca a importância vital da água em nossas vidas, tanto para o consumo humano e dessedentação animal quanto para os demais usos nas diferentes atividades sociais, econômicas e ambientais.

 

É importante e necessário lembrar, no entanto, que 2,2 bilhões de pessoas ainda vivem sem o acesso suficiente à água potável.

 

O Dia Mundial da Água não celebra apenas a data desse bem natural essencial, mas, também, promove a reflexão e a conscientização sobre a crescente crise hídrica global que se apresenta na atualidade.

 

Nesta direção, uma das principais metas da celebração desse dia é promover e intensificar a reflexão sobre a situação das águas no mundo, sem esquecer a escala local, e inspirar ações concretas para enfrentar a referida crise. É uma iniciativa fundamental para apoiar o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente o Objetivo 06 que diz: “Garantir água potável e saneamento para todos até 2030”.

 

A cada ano, o mecanismo de coordenação da ONU sobre água e saneamento define um tema específico para o Dia Mundial da Água. Em 2023, o foco “Acelerar a Mudança”, não poderia ter sido mais oportuno, pois nos lembra da urgência de agir diante dos desafios apresentados e crescentes relacionados à água.

 

É um chamado global para a adoção de medidas importantes, senão, decisivas, mediante a instituição de políticas inovadoras e promoção de práticas sustentáveis, com o objetivo de preservar esse precioso bem natural para as gerações atuais e futuras.
O quadro a seguir apresenta os temas escolhidos para a comemoração do Dia Mundial da Água desde o ano de 1994.

 

Ano Tema
1994 Cuidar dos recursos hídricos é assunto de todos
1995 Mulheres e Água
1996 Água para cidades sedentas
1997 A água do mundo é suficiente?
1998 Águas Subterrâneas, o Recurso Invisível
1999 Todo mundo vive rio abaixo
2000 Água para o século 21
2001 Água para a saúde, assumindo o controle
2002 Água para o Desenvolvimento
2003 Água para o Futuro
2004 Água e Desastres
2005 Água para a Vida 2005-2015
2006 Água e Cultura
2007 Escassez de água
2008 Ano Internacional do Saneamento
2009 Águas Transfronteiriças
2010 Qualidade da água
2011 Água para as cidades
2012 Segurança Hídrica e Alimentar
2013 Cooperação Hídrica
2014 Água e Energia
2015 Água e Desenvolvimento Sustentável
2016 Melhor água, melhores empregos
2017 Por que desperdiçar água?
2018 A resposta está na natureza
2019 Não deixando ninguém para trás
2020 Água e Mudanças Climáticas
2021 Valorizando a Água
2022 Lençóis freáticos
2023 Acelerando a Mudança

Fonte: United Nations, 2023.
A água, preciosa e fundamental para a sobrevivência e atividades em geral, se compartilhada, pode ser uma poderosa ferramenta para a promoção da união e da paz, quando comunidades e nações colaboram na gestão conjunta; contudo, pode ser também objeto de conflitos, quando o acesso é desigual, negado, e sua distribuição é injusta.
O Dia Mundial da Água de 2024 terá como missão promover a cooperação global, visando o equilíbrio das necessidades de todos, com o objetivo de assegurar que ninguém seja deixado de lado ou ignorado. Assim, a água poderá ser um catalisador ou agregador para um mundo mais pacífico. O tema do ano de 2024 será “Aproveitando a Água para a Paz”, destacando a necessidade de trabalhar coletivamente para a construção de uma sociedade mais harmoniosa e justa (United Nations, 2023).
Para o ano de 2025, o debate será dedicado às geleiras, em sintonia com o Ano Internacional da Preservação das Geleiras, cujo tema pretende aumentar a conscientização sobre a importância das geleiras para o equilíbrio dos ecossistemas, e incentivar as pessoas para ações de proteção (United Nations, 2023).
Para o ano de 2026, a atenção se voltará para o papel da água e do saneamento na promoção da igualdade de gênero, reconhecendo que o acesso à água potável e a instalações sanitárias adequadas é fundamental para capacitar as mulheres a fazerem a boa gestão das águas em todo o mundo (United Nations, 2023).
No ano seguinte, 2027, será explorada a conexão entre água, saneamento e saúde, sublinhando a importância vital desses elementos para o bem-estar humano, destacando os desafios a serem superados para garantir um futuro saudável para todos (United Nations, 2023).
Todos estes temas refletem preocupações, mas, igualmente, compromissos contínuos em buscar entender, valorizar e proteger um dos elementos mais essenciais da natureza que é a água. Assim, por meio da água, pretende-se buscar um mundo mais justo e pacífico para todos.
Propõe-se, portanto, utilizar este dia como um ponto de partida para compromissos e ações renovadas de preservação e o uso racional e responsável desse bem natural, que é fundamental a todas as formas de vida. O futuro do Planeta depende de água em quantidade, qualidade e regularidade para todos. Diante disso, convidamos a todos a nos questionarmos e refletirmos: Como podemos fazer a diferença em relação à água, em nosso cotidiano e nos espaços de convivência? Quais ações podem ser incorporadas às nossas vidas cotidianas para conservar esse recurso essencial? E, como podemos apoiar iniciativas que se propõem a oferecer água a todos, hoje e no futuro?

Autores:
Dara Cristina Segalla – Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Civil, Sanitária e Ambiental (PMPECSA) da Universidade do Contestado (UNC). E-mail: [email protected]

Jairo Marchesan – Docente do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Civil, Sanitária e Ambiental (PMPECSA) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade do Contestado (UNC). E-mail: [email protected]

REFERÊNCIA
UNITED NATIONS. World Water Day. 2023. Disponível em: https://www.unwater.org/our-work/world-water-day#:~:text=World%20Water%20Day%2C%20held%20on,on%20the%20importance%20of%20freshwater.

Equipe A Gazeta Tresbarrense
Equipe A Gazeta Tresbarrense
Somos um jornal regional com mais de 20 anos de existência.