InícioCidadeTrês Barras anuncia vigias, auxiliares de pátio e outras ações para ampliar...

Três Barras anuncia vigias, auxiliares de pátio e outras ações para ampliar segurança nas escolas municipais

Últimas notícias

Supermen? Homem Aranha? É o super meliante, traficante é capturado em cima de residência

Na terça-feira, 07, por volta das 23h05, policiais militares...

Três Barras lança protocolo de atendimento à mulher vítima de violência

Com a frase “o silêncio mata” foi realizado na...

Atenção: Golpista se passa por funcionário da CELESC

Na terça-feira, 07, por volta das 17h10, policiais militares...

Prefeito Luiz Shimoguiri e a vice-prefeita Ana Claudia da Silveira Quege se reuniram na tarde de terça-feira, 11, com representantes do Grupo da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, do Campo de Instrução Marechal Hermes e da secretaria de Educação, Cultura e Esporte para discutir ações que visam ampliar a segurança nas unidades escolares da rede municipal de ensino de Três Barras.

 

 

“Apesar de ser uma preocupação constante do nosso governo, penso que o momento requer uma atenção especial e uma resposta rápida à sociedade local, principalmente, aos pais de alunos que estão aflitos com os últimos acontecimentos”, afirma o prefeito.

 

 

Na ocasião, ficou definido que além dos vigias que já atuam em todas as escolas e creches da rede – grande parte há mais de dois anos, outros contratados recentemente – agora, a vigilância será reforçada por equipes de apoio das próprias unidades escolares, formada na sua maioria por auxiliares de serviços gerais e monitores.

 

 

“Esses vigias chegam cerca de 15 minutos antes da abertura dos portões, pela manhã e no período vespertino, e só deixam as unidades após o esvaziamento das unidades escolares no final da tarde, no caso das escolas, e após às 18h sendo creches”, disse Shimoguiri.

 

 

Segundo o prefeito, a orientação é para que a atenção seja redobrada nos portões de acesso e pátios das unidades, especialmente nos horários de chegada e saída de alunos, como também durante os intervalos.

 

 

“Vale lembrar que já orientamos escolas e creches a manterem portões fechados durante todo o período de aulas, como também só permitir a entrada de pessoas mediante identificação”, acrescenta Shimoguiri.

 

 

Ainda de acordo com o prefeito, ficou acertado o continuo treinamento e aperfeiçoamento dos vigias por parte da empresa contratada pelo município.

 

 

Entre as medidas definidas durante a reunião e que serão implementadas, em breve, estão a de aumentar a altura dos muros em alvenaria e a instalação de serpentinas, a fim de dificultar o acesso de pessoas estranhas aos espaços escolares; aumentar – quando possível – a altura do gradil presente em algumas unidades escolares; instalação de sinal sonoro de alerta – uma espécie de botão do pânico -; e ainda a instalação de câmeras de videomonitoramento.

 

 

Ficou acertado, também, que policiais militares e bombeiros farão visitas às unidades escolares, nos próximos dias, para ver quais outras medidas poderão ainda ser colocadas no plano de ações do município.

 

 

Conforme a secretária de Educação, Edith de Souza, além do reforço da segurança nos ambientes escolares, o município também melhorou a assistência dada aos estudantes que necessitam do transporte escolar.

 

 

“Hoje, todas as linhas do distrito de São Cristóvão e das localidades da Campininha, São João dos Cavalheiros e do Km 06/Barra Grande, possuem monitores nos ônibus escolares. Já, na sede do município, praticamente todas as rotas contam com o auxílio desses profissionais nos veículos”, garante.

 

 

Como forma de tranquilizar a população, a secretária lembra, ainda, que todas as unidades escolares da rede contam com sistema de monitoramento realizado por empresa de vigilância contratada pelo município, assim como, recebem visitas quase que diárias de policiais militares através da rede de segurança escolar.

 

 

Outra ação colocada em pauta, mas que ainda depende de análise jurídica e legal, é a do município firmar convênio com a Polícia Militar de Santa Catarina para que, policiais da reserva remunerada e que já possuem as habilidades necessárias, possam ser contratados para fazer o policiamento nas escolas.

 

 

No dia anterior ao encontro com os representantes das forças de segurança e salvamento e da pasta de Educação, prefeito Luiz Shimoguiri participou de reunião com os vereadores Abrahão Mussi, Edenilson Enguel, Ernani Wogeinaki Júnior, Gerson Lescovitz, João Francisco Canani Júnior, Marcos Rogério de Paula e vereadoras Mara Carla Shimoguiri, Josi Gazaniga e Daniele Krailing.

 

 

“Algumas das ações que iremos implementar têm, como base, sugestões dos próprios vereadores que, assim como o governo do município, querem que as escolas municipais se tornem cada vez mais seguras e fonte de conhecimento e aprendizado para as nossas crianças e jovens”, finaliza o prefeito.

 

 

Saiba como ficou a vigilância nas escolas:

 

– CMEI Zilda Pacheco – 1 vigia/ 1 auxiliar de pátio – (93 alunos)

– CMEI Merhy Bechara Seleme – 1 vigia/ 1 auxiliar de pátio – (236 alunos)

– CMEI Maria Uba de Andrade – 1 vigia/ 1 auxiliar de pátio – (86 alunos)

– EBM Guita Federmann – 2 vigias/ 2 auxiliares de pátio – (666 alunos)

– CMEI Clea Trella Casa – 1 vigia/ 1 auxiliar de pátio – (73 alunos)

– CMEI Tânia C. Porfírio/ ERM Cyríaco Felício de Souza – 1 vigia/ 1 auxiliar de pátio – (58/44 alunos)

– CMEI Vera L. K. Dumas/ EBM João P. de M. Lima (CAIC) – 4 vigias/ 3 auxiliares de pátio – (146/300 alunos)

– Extensão da EBM João P. de M. Lima – 2 vigias/ 2 auxiliares de pátio – (643 alunos)

– CMEI Pedro Reitz – 1 vigia/ 1 auxiliar de pátio – (359 alunos)

– EM João Pedro de Oliveira – 1 vigia/ 1 auxiliar de pátio – (98 alunos)

– EBM Francisco Rocha – 1 vigia/ 2 auxiliares de pátio – (226 alunos)

– Serviço de Convivência – 1 vigia/ 1 auxiliar de pátio

Equipe A Gazeta Tresbarrense
Equipe A Gazeta Tresbarrense
Somos um jornal regional com mais de 20 anos de existência.