InícioColunasSemana da Pátria, Independência do Brasil. Vamos falar sobre nossos heróis que...

Semana da Pátria, Independência do Brasil. Vamos falar sobre nossos heróis que participaram da Segunda Guerra Mundial.

Últimas notícias

Supermen? Homem Aranha? É o super meliante, traficante é capturado em cima de residência

Na terça-feira, 07, por volta das 23h05, policiais militares...

Três Barras lança protocolo de atendimento à mulher vítima de violência

Com a frase “o silêncio mata” foi realizado na...

Atenção: Golpista se passa por funcionário da CELESC

Na terça-feira, 07, por volta das 17h10, policiais militares...

História de um herói de Guerra que muitas pessoas não conhecem, e de alguma forma está ligado historicamente a Três Barras, se trata de Max Wolff Filho. Nasceu no dia 29 de julho de 1911, na cidade de Rio Negro (PR). Seus pais, Max Wolff e Etelvina Pacheco Wolff (Filha do Cel. João Pacheco fundador da cidade de Três Barras-SC).

 

 

Participou da Revolução de 1930, Revolução Constitucionalista de 1932 e da 2ª Guerra Mundial. Conseguiu ingressar como terceiro sargento do 11° Regimento de Infantaria, desembarcou na cidade de Nápoles (Itália), em outubro de 1944. A primeira missão em que ele se envolveu na 2ª Guerra Mundial foi na Tomada de Monte Castelo.

 

Condecorado com a Estrela de Bronze norte-americana, o General Mascarenhas de Morais foi pessoalmente elogia-lo, promovido a Segundo Sargento, recebeu várias homenagens após a sua morte, além de ser promovido ao posto de Segundo Tenente.  Medalhas recebida: Cruz de Campanha; Sangue do Brasil; Cruz de Combate de 1ª Classe. O Exército Brasileiro criou a “Medalha Sargento Max Wolff Filho.

Foto acervo Gazetatresbarrense – Max Wolf Filho
Foto acervo Gazetatresbarrense – Sargento Max Wolf sendo condecorado pelo General Americano Lucian Truscott, com a medalha “Bronze Star”.
Foto acervo Gazetatresbarrense – Senhor Pedro Kotlewski e Dª Maria, da esquerda para direita, filhos: Luiz Renato, Célia Mª e Pedro Nivaldo

Foram vários pracinhas enviados pela FEB- Força Expedicionária Brasileira, para lutar ao lado dos Aliados na Itália, na Segunda Guerra Mundial. Seu Pedrinho como era conhecido pelos vizinhos e amigos, foi sapateiro e viveu até os 92 anos em Três Barras-SC, quando em 23 de maio de 2012 veio a falecer. Foi condecorado com o Diploma da Medalha de Campanha. (Foto abaixo)

Foto do documento cedida pela nora Neuzeli (Tuti) – Diploma da Medalha de Campanha concedida ao Senhor Pedro Kotlewski.
Foto do documento – acervo Gazetatresbarrense – Certificado de Reservista de 1ª Categoria concedido pelo Ministério da Guerra – FEB, ao Soldado Eduardo Duba que serviu no Teatro de Operações da Itália na Segunda Guerra Mundial, de 06/10/1944 a 04/09/1945.

 

O ditador alemão Adolf Hitler cometeu suicídio em 30 de abril de 1945, e seus representantes finalmente concordaram em assinar a rendição incondicional em 7 de maio de 1945 na cidade francesa de Reims e perante o general Dwight Eisenhower, comandante das tropas aliadas.

 

No mesmo dia é enviado telegrama para o presidente da Liga de Defesa Nacional Brasileira, onde telegramas são enviados para todas Capitais e na sequência aos municípios. Abaixo telegrama enviado aos tresbarrenses através do Dr. José Patrocinio Galotti.

Foto do documento – acervo Gazetatresbarrense – Telegrama enviado pelo Dr. José Patrocino Galotti aos tresbarrenses, discorrendo o término da Guerra.

Texto: Professora de História – Sueli Madeira

Equipe A Gazeta Tresbarrense
Equipe A Gazeta Tresbarrense
Somos um jornal regional com mais de 20 anos de existência.