InícioDestaqueO Pai da Psicologia Positiva: Martin Seligman

O Pai da Psicologia Positiva: Martin Seligman

Últimas notícias

Termina hoje prazo para inscrição no Enem

Termina hoje (14) o prazo para inscrições no Exame...

Dia Mundial do Doador de Sangue: saiba mais sobre a doação regular

A auxiliar administrativa Larissa Régis, de 24 anos, doou...

A busca pela felicidade é inerente aos seres humanos: somos insatisfeitos por natureza e buscamos alcançar a felicidade por meio de vários empreendimentos: seja através do trabalho, das nossas conquistas, atividades de lazer e relacionamentos afetivos.

 

 

De todos estes, o que a ciência comprova como fator fundamental para a promoção da felicidade são os relacionamentos saudáveis. Ou seja, pessoas que nutrem e cultivam boas relações durante a vida, tendem a envelhecer mais felizes!

 

 

A felicidade se tornou ciência com um estudo que durou cerca de sete décadas com estudantes da Universidade de Harvard e que revelou que, a qualidade e não quantidade das relações, são essenciais para uma vida mais saudável e feliz.

 

 

Assim, na psicologia, houve um novo movimento chamado de Psicologia Positiva que teve início em 1998 com Martin Seligman, considerado o seu fundador.

 

 

O pai da Psicologia Positiva é diretor do Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, cuja instituição tem foco na depressão, otimismo e prospecção além da própria Psicologia Positiva. O mesmo também é autor de diversos livros como: Florescer (2011), Felicidade Autêntica (2019) e Aprenda a ser Otimista (2019).

 

 

Além desses livros, Martin Seligman publicou em 2004 um grande estudo realizado em várias culturas juntamente com Christofer Peterson sobre as seis virtudes e as vinte e quatro forças de caráter.

 

 

As seis virtudes de caráter identificadas por ambos em todo o planeta com o estudo no decorrer de mais de 3.000 anos de história da humanidade foram:

 

  1. Sabedoria e Conhecimento
  2. Coragem
  3. Humanidade
  4. Justiça
  5. Temperança
  6. Transcendência

 

E as vinte e quatro forças de caráter identificadas são os caminhos para as pessoas alcançarem as virtudes. Dessa forma, essas forças de caráter estão relacionadas com as virtudes da seguinte forma:

 

  1. Sabedoria e Conhecimento: criatividade, curiosidade, julgamento, amor por aprendizagem e perspectiva;
  2. Coragem: bravura, perseverança, integridade e vitalidade;
  3. Humanidade: amor, bondade, e inteligência social;
  4. Justiça: cidadania, igualdade e liderança;
  5. Temperança: perdão, humildade, prudência e autocontrole;
  6. Transcendência: Apreciação da beleza e da excelência, gratidão, esperança, bom humor e espiritualidade.

 

Segundo Martin Seligman e Christofer Peterson, os seres humanos têm a possibilidade da escolha, isto é, de viver uma vida focada no que é positivo ou olhar somente os aspectos negativos. Qual é a sua escolha?

 

 

Se achou o conteúdo interessante, pesquise mais e comece a exercer a primeira virtude relacionada com a Sabedoria e Conhecimento!

 

 

Príncela Santana da Cruz. Professora do curso de Psicologia da Universidade do Contestado – UnC e Psicóloga Clínica. E-mail: [email protected]

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.