InícioDestaqueMemória e felicidade

Memória e felicidade

Últimas notícias

Penso, logo destino: Cerca de 886 pneus em desuso são recolhidos em Três Barras

O município de Três Barras realizou nesta quarta-feira, 24,...

Vítima de acidente para encima do teto do carro após colisão

Na tarde desta quarta-feira, 25, por volta das 16h30, ...

A memória é um dos processos psicológicos básicos que nos permite codificar informações para armazená-la e depois recuperá-la. Assim, estamos diante de um processo essencial e muito relacionado com todos os outros processos psicológicos básicos que são: linguagem, pensamento, percepção, aprendizagem, motivação, emoção, inteligência, sensação e atenção.

 

 

Segundo Khalsa (2001), existem três tipos mais abrangentes de memória: memória auditiva, memória visual e memória cinestésica. Muitas pessoas tendem a ter mais facilidade de armazenar informações utilizando-se mais de um dos três tipos de memória; isso significa que, 65% de nós – seres humanos – nos valemos mais da memória visual, 20% da memória auditiva e 15% da memória cinestésica.

 

 

Diante disso, podemos nos questionar: qual a relação entre a memória e a felicidade? Segundo Shawn Achor, professor e pesquisador da Universidade de Harvard, quando somos capazes de alinhar nossos pensamentos, nos tornamos mais otimistas e felizes (ALELO, 2020). E em relação a isso, podemos considerar o envolvimento da memória!

 

 

De acordo com Viana (2020), saber qual é o nosso tipo de memória poderá nos ajudar a desenvolver uma inteligência emocional mais refinada ao identificar e trabalhar os nossos pontos fortes e os pontos fracos. Também podemos desenvolver estratégias que podem nos ajudar em nossos estudos e em nossas leituras, nos tornando assim, mais produtivos, o que irá nos proporcionar maior satisfação em nossas atividades.

 

 

Como podemos nos utilizar de cada um dos tipos de memória para aumentar o nosso nível de felicidade? Primeiramente é importante compreender cada um destes três tipos de memória para então nos apropriarmos delas, e nos sentirmos mais felizes. Então vamos conhecê-las:

 

 

– A memória auditiva é a responsável pela soma de informações sonoras que recebemos a curto prazo e por isso, conta com uma extensa área de armazenamento. Pessoas que tem esse tipo de memória mais desenvolvida, se relacionam melhor com a palavra falada, e lembram facilmente de sons e de músicas. Que tal então uma boa conversa com um amigo ou familiar, e ouvir músicas que nos inspiram para estimularmos a nossa memória auditiva ao mesmo tempo que desfrutamos destas atividades prazerosas?

 

 

– A memória visual é parte de uma grande área conhecida como habilidades perceptivas visuais e concentra-se na capacidade de recordar a informação visual que foi vista, seja através da leitura, escrita ou observação atenta de objetos e pessoas. Quem tem este tipo de memória mais desenvolvida conseguem decorar imagens, fisionomias e outras informações lidas. Que tal contemplar a natureza, uma bela paisagem e exercitar a memória visual?

 

 

– A memória cinestésica pode ser definida como um conjunto do visual com o auditivo e o tato. Uma pessoa cinestésica gosta de tocar, sentir cheiros, sensações, e de movimentar o corpo.   Uma das formas prazerosas de estimularmos a memória cinestésica é praticando atividades físicas.

 

 

É através da memória que podemos recordar o passado, organizar nossas informações para aprender e realizar nossas ações. São as nossas memórias que influenciam em quem somos e em quem vamos nos tornar.

 

 

As memórias residem em várias células cerebrais e formam trilhas para que possamos acessá-las, e essas células são afetadas de acordo com o nosso estilo de vida. Quando estamos expostos a um estilo de vida mais estressante, produzimos mais cortisol – o hormônio do estresse – e, com isso, podemos começar a ter dificuldades para acessar as nossas memórias já existentes, dificuldade de criar novas memórias, e apresentar também dificuldade de concentração, dentre outros.

 

 

Como prevenir este aumento excessivo de produção de cortisol e preservar as nossas memórias? Podemos criar hábitos saudáveis no nosso dia a dia, como práticas de exercício físico, consumir mais frutas e verduras, evitar situações de estresse e vícios como exemplo o tabagismo.   Tudo isso, contribuirá para a estimulação e preservação das nossas memórias ao mesmo tempo que nos proporcionará uma vida mais satisfatória e feliz!

 

 

Referências

 

KHALSA, Dharma Singh. Longevidade do cérebro. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001

 

ALELO. Como a felicidade pode aumentar a produtividade?. Blog ALELO. Publicado em 26 mai. 2020. Disponível em: https://blog.alelo.com.br/gestao/como-a-felicidade-aumentar-a-produtividade/ Acesso em: 22 out. 2021
VIANA, Joyce. Visual, Auditivo, ou Cinestesico? Qual seu tipo de Memória?. Notícias e Concursos. Publicado em 12 mai. 2020. Disponível em: https://noticiasconcursos.com.br/visual-auditivo-ou-cinestesico-qual-seu-tipo-de-memoria/ Acesso em: 22 out. 2021

 

 

Autores:

 

Príncela Santana da Cruz – Docente do curso de Psicologia da UnC Canoinhas e Mestranda no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC). E-mail: [email protected]

 

Jhobert Medeiros Coelho – Discente do curso de Psicologia da UnC Canoinhas. E-mail: [email protected]

 

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.