InícioConexão SaúdeJunho Vermelho: campanha destaca a importância da doação de sangue

Junho Vermelho: campanha destaca a importância da doação de sangue

Últimas notícias

Penso, logo destino: Cerca de 886 pneus em desuso são recolhidos em Três Barras

O município de Três Barras realizou nesta quarta-feira, 24,...

Vítima de acidente para encima do teto do carro após colisão

Na tarde desta quarta-feira, 25, por volta das 16h30, ...

Olá gente amiga, é com grande satisfação que aqui estamos para mais um encontro na nossa Conexão Saúde. E hoje, estaremos destacando um assunto muito importante e que de certa forma nos chama a atenção: “a importância da doação de sangue”.

 

 

Já se tornou um costume iniciar o meu dia folhando os principais jornais da nossa região buscando sempre as informações que os mesmos destacam em suas páginas, como também migrar para o campo virtual e explorar sem limites os Sites e Blogs existentes na complexidade da “senhora” internet.

 

 

 E foi em uma destas “explorações” que encontrei uma matéria que me chamou muito a atenção e me fez escrever sobre o assunto: “a doação de sangue”. No último sábado (8), o Portal de notícias JMais destacou em sua plataforma o início da primeira edição da Campanha “Junho Vermelho”, uma ação que procura veicular a importância da doação de sangue, tendo em vista que Canoinhas já foi considerada a “Capital do Doador de Sangue” pois tínhamos o maior banco de sangue do Estado e aqui erámos reconhecidos por sermos a Cidade natal do senhor Orestes Golanovski: o maior doador de sangue do mundo, com mais de 187 doações. Golanovski faleceu no dia 14 de dezembro de 2012 aos 73 anos, vítima de um câncer.

 

 

A campanha iluminará com a cor vermelha, durante todo o mês, instituições públicas e privadas, prédios históricos e monumentos em diferentes localidades do país. Serão feitas ações especiais durante a semana do Dia Mundial do Doador de Sangue, que é comemorado no dia 14 de junho. Lançada no estado de São Paulo, a campanha Junho Vermelho ganhou status de lei estadual em 15 de março de 2017 (nº 16.386) e passou a ser promovida em todo o país. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que cada país tenha, entre 3% e 5% de sua população doadora de sangue frequente. No Brasil, o índice fica em 1,8%, enquanto em alguns países da Europa, cerca de 7%.

 

 

Após sua morte, a Associação dos Doadores de Sangue da Região de Canoinhas (ADOSAREC) continuou a história e o bom trabalho deixado pelo seu fundador que durante toda à sua vida, nunca deixou de contribuir com aqueles que mais precisavam. Desde o fechamento da Unidade do HEMOSC em Canoinhas no ano de 2017, as doações foram diminuindo gradativamente.

 

 

De acordo com uma pesquisa feita em 2017 pelo Eu Dou Sangue em parceria com o Instituto Datafolha, cerca de 92% dos brasileiros disseram não ter doado sangue entre junho de 2016 e junho de 2017.  De acordo com o levantamento, além do recesso e do clima mais frio, feriados e dias chuvosos também impactam negativamente os hemocentros, que costumam registrar queda de 30% em seus estoques no período. Os dados também mostraram que 39% dos brasileiros admitem não saber qual é seu tipo de sangue. O estudo, que ouviu 2.771 entrevistados em todo o país, mostrou que o desconhecimento é maior entre os homens (44%) do que entre as mulheres (35%). Assim como a maioria dos jovens (52%), na faixa dos 16 aos 24 anos, também desconhecem esse aspecto de seu próprio corpo.

 

 

Agora, com o início da Campanha “Junho Vermelho” a expectativa de aumento na procura é a melhor possível. Até porque o mês de junho é tipicamente o período que as temperaturas começam a cair, propiciando aumento da incidência de infecções respiratórias, além da temporada de provas em universidades, escolas e do início das férias escolares. “Por isso é o período em que se costuma registrar quedas significativas nos estoques dos bancos de sangue, públicos e privados”.

 

 

Importante salientar que para ser um doador de sangue é preciso seguir alguns requisitos, por exemplo:

  • Estar em boas condições gerais de saúde;
  • Estar descansado;
  • Ter entre 16* e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feito até os 60 anos de idade;
  • Pesar mais de 50kg;
  • Estar alimentado. É importante ter feito uma alimentação saudável antes da doação, por isso evite alimentos gordurosos e, após o almoço, aguarde 2 horas para doar;
  • Portar documento oficial com foto;
  • Respeitar o intervalo mínimo entre as doações;
  • Manter um estilo de vida saudável e não ter comportamento de risco.

 

Para pessoas menores de 18 anos, é necessário um formulário de autorização dos responsáveis.

Você não poderá doar sangue caso:

  • Tiver idade inferior a 16 anos ou superior a 69* anos;
  • Pesar menos que 50 kg;
  • Estiver com anemia no teste realizado antes da doação;
  • Estiver com hipertensão ou hipotensão arterial no momento da doação;
  • Estiver com febre no dia da doação;
  • Estiver grávida;
  • Estiver amamentando, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses.

 

O limite superior para a primeira doação é 60 anos. Quem tem 61 anos ou mais e nunca doou está inapto. O doador também não poderá realizar o procedimento caso venha acompanhado de crianças menores de 13 anos e sem a presença de outro adulto para poder cuidar delas.

 

 

Na próxima edição, estaremos retornando com mais informações de interesse da nossa população. Para qualquer dúvida que possa surgir durante a semana, entre em contato com a nossa equipe de reportagem, através do seguinte endereço eletrônico: [email protected] e teremos o maior prazer em retornar com a resposta. Um forte abraço a todos e até mais!

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.