InícioColuna Diane RuteskiAno novo, com velhos hábitos...

Ano novo, com velhos hábitos…

Últimas notícias

Operação contra abuso sexual em Canoinhas e Papanduva é considerada a maior da região

A operaçãoRespectus, deflagrada nesta quarta-feira (24) em Papanduva e...

Após denúncia polícia militar apreende arma sem registro em Três Barras

Na quarta-feira, 24, por volta das 16h, policiais militares...

Enfim 2020 chegou, e muitas pessoas comemoraram a virada de ano nas praias de Santa Catarina, pois nosso Estado é sempre um dos mais procurados pelos turistas. Este ano tivemos algo “a mais” com a inauguração da bela ponte Hercílio Luz em Florianópolis. Mas infelizmente não foi
por este motivo que nosso Estado virou manchete nas redes sociais, e sim pela quantidade de lixo deixado nas areias das praias.

 

 

Como muitos jornais noticiaram: de quê adianta novo ano, novas promessas, vestes brancas, etc, se o velho hábito continua? A cultura brasileira não é, e nunca foi, um exemplo em relação a preservação de nosso meio ambiente. Quem nãolembra da copa do mundo de 2014, onde os japoneses deram “aula” de limpeza, juntando seu próprio lixo das arquibancadas?

 

O ser humano gera lixo desde o seu nascimento até sua morte, e para refletirmos sobre a quantidade, basta pensar em nossas casas, na quantidade de lixo que é gerada e jogada diariamente.

 

Estamos longe do equilíbrio entre produção, consumo e descarte dos dejetos em nossa sociedade.
O ano novo chegou e com ele no dia seguinte: o lixo, a solução seria simples, cada pessoa fazer a sua parte e recolher o seu… Garrafas quebradas que no dia seguinte podem estragar suas férias, ao cortar seus pés enquanto caminha na areia, ou restos de cigarros que sujam a água que você se banha, ou aquele pacote de salgadinho que ficou lá enterrado na areia e será encontrado por seu neto daqui alguns anos, intacto…

 

 

Precisamos enquanto sociedade, mudar nossos hábitos e não nos iludirmos ao pagar caro por embalagens luxuosas, bonitas e atraentes. É preciso mudar além do feio hábito de jogar lixo no chão, e ir além: por que não embalagens sustentáveis, degradáveis e que impactem o mínimo possível o meio ambiente?

 

Precisamos incluir em nossos planos para 2020 uma mudança de atitude. Precisamos repensar a questão do lixo, e não pensar no lixo apenas quando há interrupção da coleta dele. É preciso repensar que o lixo não desaparece quando é coletado e sim transferido de lugar. Sejamos cidadãos conscientes neste novo ano que se inicia! Feliz 2020 a todos!

 

 

Diane Ruteski é graduada em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão da Excelência nos Negócios das Organizações, Especialização em Tecnologias para Educação Profissional, pós-graduanda em Educação e Diversidade e graduanda em Pedagogia.

 

 

Foto da matéria: https://marsemfim.com.br/praias-lixo-virada-de-ano-educacao-vai-muito-mal/ acesso em 02 de janeiro de 2019.

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.