InícioColunasConheça um pouco sobre a história do Museu Municipal João Bedretchuck

Conheça um pouco sobre a história do Museu Municipal João Bedretchuck

Últimas notícias

O Museu do Patrimônio Histórico do Município de Três Barras, foi criado durante a Gestão do então Prefeito Odilon Pazda, através da Lei Municipal Nº 591 de 30 de outubro de 1980. A criação do Museu foi um ato de grande importância para a preservação e divulgação da memória municipal e regional.

 

No início foi instalado no antigo depósito de caixas, pertencente a Lumber, atual Campo de Instrução Marechal Hermes – CIMH, que cedeu o local para a Prefeitura. O acervo foi criado através de doações. Segundo Viviane Bueno “A iniciativa de realizar campanhas e implantar o Museu Histórico foi de sua mãe, a professora e pesquisadora Aglaé Pacheco Bueno, que contou com ajuda do pesquisador Lourival Monte Carlo do Rosário que realizou gincanas para arrecadar peças e objetos para o museu”. O Museu ficou aberto para visitações de 1980 a 1984.

Foto – Deposito de caixas, Almoxarifado da Lumber e por último alojamento dos soldados do CIMH – Antiga Casa da cultura e 1º instalação do Museu Municipal
Foto Acervo – Carlos Eduardo Fiolek – 2022 – Antiga casa da cultura/Museu

Em 1984 o museu fecha suas portas e reabre 12 anos mais tarde em 1996, onde foi realocado na antiga Estação Ferroviária(que permanece até os dias de hoje). O acervo foi transferido e organizado pela professora e históriadora Rozane Ferraz de Deus. Em 1997 os funcionários Lourival Monte Carlo do Rosário e Janne Cléa Zimmermann(responsável pelo museu) finalizaram a montagem das peças e reabriram o museu para visitações. Assume a  coordenação do Museu em 1998 Viviane Bueno, aonde  reorganiza o acervo que conta com muitos objetos, fotos e documentos sobre a história do município, da Brazil Railway Company, Southern Brasil Lumber and Colonization Company, Estrada de Ferro São Paulo/ Rio Grande do Sul, Ramal Porto União/São Francisco, Guerra do Contestado, incluindo fatos históricos da cidade no período da Guerra. Viviane começa a divulgar o museu e o acervo através de rádios e jornais abarcando um  número significativo de visitantes, mensalmente visitavam o museu em torno de 350 alunos da rede municipal, estadual, universidades e turistas de toda região.

 

 

De  2001 a 2018  o museu ficou sob a coordenação de Cléa da Silveira Xavier e  Zenilda Walter. No ano de 2002 cria-se a Lei Nº 2.184 que autoriza a Prefeitura Municipal a comprar áreas da RFFSA – Rede Ferroviária Federal S/A, em uma dessas áreas está localizada a Antiga Estação Ferroviária construida em 1916 sendo adquirida pelo Município.(TRÊS BARRAS, 2002)

 

 

Em setembro de 2018 assume a coordenação do museu Carlos Eduardo Fiolek. Em 14/03/2020 Carlos Eduardo Fiolek, ao fazer uma live para o facebook sobre a seca no Rio Negro, acabou encontrando algumas pedras diferentes,  se tratando de fósseis, ele entra em contato com pesquisadores do Cenpaleo UNC – Mafra/SC onde estes após estudos afirmam se tratar de uma espécie de Mesossauros com 280 milhões de anos, que está exposto aqui no museu. Em 12 de maio de 2017 foi criada a Lei Nº 3.279 no seu Art.1º O Museu Municipal de Três Barras – SC, fica denominado de Museu Municipal João Bedretchuck.(TRÊS BARRAS, 2017). Atualmente o museu recebe um grande número de visitantes estudantes das redes municipais, estaduais universitários, escritores, historiadores, turistas de todas as partes do Brasil e exterior (Estados Unidos,Alemanha, Holanda, Austria, Uruguai, Paraguai, etc.). Visitam em média 2.500 (duas mil e quinhentas) pessoas/ano. Muitas pessoas ainda hoje trazem objetos, documentos, fotos, vídeos que complementam as muitas histórias que são expostas e contadas aqui no Museu.  O Museu Municipal vem se incrementando com a perspectiva futura de assegurar aos tresbarrenses uma história bem embasada.

 

 “Três Barras um Município genuinamente histórico”.

Foto Professora Sueli – Acervo do Museu/Coordenador – Carlos Eduardo Fiolek
Foto acervo Prefeitura – Estação ferroviária – Atual Museu Municipal
Foto acervo Prefeitura – Trem a Vapor conhecido como Chaleirinha
Foto acervo Luiz Cezar Pacheco – Vista a noite do Museu/Dezembro
Foto professora Sueli – Fosseis expostos no Museu
Foto Professora Sueli – Interior do Museu – sala de vídeo com Cadeiras do antigo cinema da lumber

Rua Lumber, s/n – Antiga Estação Ferroviaria – Três Barras/SC

Fone – Museu: (47) 3623-1137 – Celular (47) 992684729

Horário de Atendimento:

De terça a Sexta das 8 ás 12 horas e das 13:10min ás 17 horas

Sábado das 8 horas ás 12 horas.                                     

 Texto: Professora de Historia Sueli Madeira – 2023

 

 

REFERÊNCIAS

 

TRÊS BARRAS, Lei Nº 519de 30 de outubro de 1980. Dispões sobre a criação do “Museu do Patrimônio Histórico do Município”, e dá outras providências. Esta Lei foi registrada e publicada no departamento Administrativo desta Prefeitura na data supra e será publicada no “Jornal Correio do Norte”. Três Barras, SC, 30 de out. 1980.

 

TRÊS BARRAS, Lei Nº 2.184 de 17 de julho de 2002. “Autoriza o chefe do poder executivo municipal a efetuar compensação de créditos tributários e débitos contratuais existentes entre o Municipio de Três Barras – SC.,e a Rede Ferroviária Federal S/A., e adquirir desta, por compra, duas áreas de terras com um total de 6.639,10m², (seis mil e seisentos e trinta e nove metros e dez centimetros quadrados) e dá outras providências”. Esta Lei foi registrada públicada e na Secretaria de Administração e Finanças desta Prefeiturana data supra. Três Barras, SC, Art.2º, b), 17 jul.2002.

 

TRÊS BARRAS,Lei Nº 3.279 de maio de 2017. Denomina Museu “Jõao Bedretchuk”. Esta Lei entra em vigor na data de sua públicação. Três Barras,SC, Art.2º, 12 de maio 2017.

 

 

FONTES

 

VIVIANE Mª BUENO BORGES DE SOUZA

MUSEU MUNICIPAL

CARLOS EDUARDO FIOLEK

PREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS BARRAS

LUIZ CEZAR PACHECO (em memória)

 

Equipe A Gazeta Tresbarrense
Equipe A Gazeta Tresbarrense
Somos um jornal regional com mais de 20 anos de existência.