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Penso, por isso tenho medo

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A biologia estabelece os parâmetros básicos para o comportamento e as capacidades do homem. Já o aprendizado da ciência biológica, vem com a evolução de nossa espécie, o Homo sapiens sapiens, “o ser que sabe que sabe”, em uma brincadeira de Lynn Margulis e Dorion Sagan, que o gênero humano seja rebatizado de Homo insapiens – “o ser que não sabe, o ser grosseiro”, mas a nossa existência se deve a um processo, do qual estabelecemos nossa origem e evolução, num longo processo de aprendizado.

 

 

Ouso a usar Protágoras – adoro pensar que somos governantes da natureza e que, como humanos, somos a medida de todas as coisas, e continua, “Tudo é relativo e não existe uma verdade absoluta”, por isso que o conhecimento, o aprendizado tende a ser contínuo.

 

 

Falar de aprendizado, expor o sentido da evolução cognitiva humana, evolução tecnológica, tenho de ter a percepção de que vou estar em evolução, e para evoluir tenho que ter minha mente livre para que possa comparar minha “nossa” história, meu “nosso” passado, meu “nosso” presente e preparar-me “prepararmo-nos” o “um” futuro para nossos descendentes.

 

 

Não existe uma fórmula única que consiga expressar como aprendi. É muito mais complexo do que isso. No entanto, posso dizer que a biologia pode-me dar muitas pistas sobre o que deve ser essencial na aprendizagem. Para que meus alunos aprendam, eles precisam estar motivados e atentos. Mas isso não é possível se suas necessidades humanas básicas não forem atendidas, estar saudável fisicamente e mentalmente. Além disso, devo estabelecer um bom relacionamento com eles e respeitar, ou pelo menos estar atento, às suas emoções.

 

 

Todo o procedimento, seja qual for a esfera, familiar, escolar e política, tem de ser, deve ser humano, deve respeitar as diretrizes da educação “Ensino”, dar condições que os jovens possam não só ir para escola por obrigação, mas ir por sentir-se bem, sendo respeitado por toda a sociedade, sendo preparado para ser “Humano”, profissional e social.

 

 

O processo atual, será que dá condições dos alunos e professores serem esses atores? A política educacional está dentro ou aquém da realidade de formação de profissionalização e humana?

 

 

Professor: Msc.: Mario José Pereira

Professor do Ensino Médio, da rede pública estadual.  

Equipe A Gazeta Tresbarrense
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