O uso disseminado de aparelhos conectados à Internet e a crescente leva de ataques cibernéticos são um problema grave, que merece atenção e orientação. Pensando nisso, estudantes do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do Câmpus Canoinhas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), produziram uma série de três vídeos com recomendações e dicas sobre navegação segura e uma espécie de cartilha para as redes sociais.
O projeto “Segurança da informação: uma conversa sobre o uso adequado da Internet” foi desenvolvido pelos estudantes Maher Ben David Ramos Daoud, Vinicius Ribeiro de Lima e Thales Viana Pires, com orientação do professor Carlos Rafael Guerber, e prevê orientações para proteção das informações disponibilizadas na Internet, por meio de computadores, tablets e celulares.
“Podemos dizer que as coisas que fazem parte da Internet hoje são um bem precioso, pois nossas vidas podem ser severamente afetadas de acordo com a forma que utilizamos a rede. Por isso, precisamos nos preocupar com a navegação segura, pois os cibercriminosos estão por aí atacando você, eu, qualquer um que se conecte à Internet”, enfatizam Maher, Vinicius e Thales. “Definitivamente, a Internet é um elemento cultural em nossa sociedade, que pode oferecer um ambiente hostil e inseguro se mal utilizada.”
Conforme os estudantes, os cibercriminosos usam várias maneiras para atacar uma vítima na Internet, como as infecções por “malware” (programa ou código malicioso), para tentar romper o sistema e alterar o funcionamento dos aparelhos eletrônicos, e os golpes do tipo “phishing”, em que se passam por uma pessoa diferente, em e-mails, mensagens instantâneas ou redes sociais, para roubar dados e informações confidenciais, como senhas ou números de cartões de crédito.
Na intenção de alertar o público sobre estes perigos e os cuidados para não se expor às armadilhas existentes na rede, os estudantes procuraram simplificar o conteúdo em vídeos de curta duração e com uma abordagem prática. “O importante é se prevenir e cuidar no que diz respeito às ameaças existentes”, ressaltam.
Os vídeos estão disponíveis no Instagram do Câmpus Canoinhas: @ifsc.canoinhas.