Cumprindo, mais uma vez com seu compromisso social, no próximo dia 27 de setembro, a Universidade do Contestado (UNC), por meio dos pesquisadores vinculados ao Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro (PRH-CARN), promoverá um encontro com atores estratégicos da bacia, representantes do Comitê de Bacia Hidrográfica e com a sociedade interessada, para a apresentação dos resultados obtidos até o momento. Além disso, será realizada a discussão sobre os aspectos vinculados ao planejamento dos recursos hídricos nos quesitos quantidade e qualidade da água da referida bacia hidrográfica. Deste modo, ocorrerá a apresentação pública do Prognóstico dos Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro (Atividades D1 à D9) pelos pesquisadores/consultores da Universidade do Contestado (UNC).
Trata-se de uma oportunidade para a socialização de estudos, pesquisas e análises sobre a elaboração do Plano de Recursos Hídricos. Mais do que dados, números, informações e prognósticos, a apresentação desta parte do Plano de Recursos Hídricos é uma oportunidade para que o Estado, nos níveis federal, estadual e municipal, bem como a iniciativa privada, por meio dos seus empreendedores, e as entidades civis organizadas tomem conhecimento no que concerne às projeções de qualidade, disponibilidade e demanda dos recursos hídricos dos dez municípios que compõe a bacia hidrográfica de estudo.
O evento será gratuito e ocorrerá de modo virtual, havendo a certificação de duas horas de participação. A iniciativa é de vanguarda e chancela da Universidade do Contestado, por meio de seus pesquisadores, que estão à frente da efetiva elaboração deste importante instrumento de gestão dos recursos hídricos, previsto na Lei Federal nº 9.433/97 (Lei das Águas), bem como protagonizam o debate em torno da temática ambiental, especialmente das águas.
Como público prioritário, têm-se os representantes das organizações-membro do Comitê de Bacia Hidrográfica, dos órgãos de governo, dos usuários de água, da sociedade civil organizada e da população em geral interessada pela temática. A programação é a seguinte:
13h30: Protocolo de abertura – Projeto, Objetivos, Equipe técnica, Público-alvo. 13h35: Pronunciamento dos representantes institucionais.
13h50: Introdução ao Plano de Recursos Hídricos.
14h05: As águas subterrâneas da BH-CARN.
14h20: O Prognóstico dos Recursos Hídricos, PRH-CARN/UNC.
14h30: Atividades D1 a D9 – Projeções, Metodologias, Análises e Resultados.
15h15: Questionamentos / interação com o público.
15h30: Encerramento.
As atividades apresentadas serão conduzidas pela coordenação do PRH-CARN/UNC e ministradas pelos profissionais pesquisadores do referido Plano de Recursos Hídricos.
Mais uma vez, todos os interessados pelo tema estão convidados a participar do evento. Pensar, analisar e agir em prol da água, um dos principais bens naturais e públicos, fundamentais para a vida, é necessário e urgente! As inscrições devem ser realizadas por meio do link abaixo (vagas limitadas):
https://forms.gle/MgiyoFvDzyDV29s66
Dr. Jairo Marchesan. Docente dos Programas de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Civil, Sanitária e Ambiental da Universidade do Contestado (UnC).
E-mail: [email protected]
Murilo Anzanello Nichele – Biólogo (pesquisador) – Processos Participativos
André Leão – Engenheiro Sanitarista e Ambiental (pesquisador)
Rafael Leão – Engenheiro Sanitarista e Ambiental (pesquisador)