As emoções dão origem aos sentimentos, em outras palavras, uma emoção desperta um sentimento e, um sentimento, é capaz de gerar mais emoções. Dessa forma, emoções e sentimentos estão interligados, mesmo sendo respostas diferentes que o nosso organismo apresenta diante das experiências que vivenciamos ao longo da vida.
As emoções são reações aos fatos, situações e pessoas, as quais vem acompanhadas de reações orgânicas instantâneas, sendo estas intensas e breves e que não escolhemos sentir. Já os nossos sentimentos, são resultados de predisposições, afeições e experiências subjetivas, com maior durabilidade, e que podem ser gerenciadas.
Para melhor compreensão da diferença entre emoções e sentimentos, imagine uma situação na qual você está caminhando tranquilamente e, de repente, se depara com um animal feroz! O que acontece no seu organismo? O seu corpo reage e surge o medo – uma emoção – isto é, através de uma reação fisiológica, o seu coração acelera, aumentando os seus batimentos cardíacos que o irá preparar para a luta ou a fuga. Somente depois que vem o sentimento: a percepção de que você está assustado e com medo.
Ter consciência de como reagimos e nos sentimos diante de cada situação é fundamental para nos recuperarmos de uma emoção ou sentimento negativo a fim de manter o nosso equilíbrio emocional.
Assim, conhecer o que sentimos e como o nosso corpo reage é fundamental para aprender a conviver melhor com o turbilhão de emoções que nos invadem diariamente.
Você já assistiu ao filme Divertida Mente? No filme, cada personagem representa uma das emoções primárias (inatas), a saber: o medo, a tristeza, a alegria, a raiva e o nojo. A surpresa, no filme, também é representada junto com a alegria pela personagem: a ALEGRIA.
Caso ainda não tenha assistido ao filme, fica a dica! Ao conhecer as nossas emoções, podemos desenvolver o controle sobre os nossos sentimentos e ajustar o nosso comportamento diante de situações que nos alteram emocionalmente.
Existem outras emoções além dessas cinco – medo, tristeza, alegria, raiva e nojo?
Segundo Agrela (2017), a partir de um estudo no Laboratório de Interação Social da Universidade de Berkeley com 853 pessoas, foram identificadas 27 emoções que os seres humanos mais sentem, a saber: admiração, adoração, alívio, anseio, ansiedade, apreciação estética, arrebatamento, calma, desejo sexual, dor empática, espanto, estranhamento, excitação, horror, inveja, interesse, júbilo, medo, nojo, nostalgia, raiva, romance, satisfação, surpresa, tédio, tristeza.
Você conhece todas essas emoções? Conhecer e identificar as nossas emoções e sentimentos nos possibilita o gerenciamento dos sentimentos e, com isso, nos mantermos mais motivados mesmo em face de situações desafiadoras, por exemplo. Também favorece o estabelecimento de relações interpessoais mais saudáveis. Essa capacidade de gerenciamento dos sentimentos denomina-se Inteligência Emocional.
Como está a sua Inteligência Emocional? Todas as pessoas podem desenvolver a Inteligência Emocional estudando sobre o tema, e/ou por meio do processo da terapia com um psicólogo (a), onde o trabalho é voltado ao autoconhecimento e o manejo das emoções que irão também proporcionar maior bem-estar e felicidade.
Referências:
AGRELA, Lucas. Estas são as 27 principais emoções humanas, segundo a ciência. Exame. Publicado em 23 set. 2017. Disponível em: https://exame.com/ciencia/estas-sao-as-27-principais-emocoes-humanas-segundo-a-ciencia/ Acesso em: 01 out. 2021
Príncela Santana da Cruz. Professora do curso de Psicologia da Universidade do Contestado – UnC e Psicóloga Clínica. E-mail: [email protected]
Roberson Alexsandro Vithoft. Autodidata da Ciência da Felicidade. E-mail: [email protected]