Você já ouviu falar em P.E.R.M.A.? Ainda não? Pois bem, vamos lá, me acompanhe com a leitura deste artigo para você descobrir o que é o P.E.R.M.A. e qual a sua relação com as emoções positivas, além de descobrir maneiras de como incluir estas emoções no dia a dia!
O P.E.R.M.A. forma um acrônimo com as iniciais das seguintes palavras em inglês:
P = Positive Emotions (Emoções Positivas)
E = Engajement (Engajamento)
R = Relansgionships (Relacionamentos)
M = Meaning (Significado)
A = Accomplsihment (Realização)
Para uma vida mais feliz, precisamos do P.E.R.M.A. em nossas vidas em face do “viés negativo” assim denominado pela ciência! O viés negativo significa que, os seres humanos têm a tendência em pensar negativamente a maior parte do tempo. Isso muito acontece devido a nossa evolução histórica, onde encontramos desde os primórdios a necessidade de “lutarmos pela nossa sobrevivência”.
Ou seja, nossos ancestrais precisavam estar em alerta contra predadores e outras ameaças para se manterem vivos e também para garantir a caça para a sua subsistência. Assim, ao longo do tempo e até a contemporaneidade, o nosso cérebro emite um alerta para estarmos atentos ao que pode dar errado, e não ao que pode dar certo! Essa forma de funcionamento do nosso cérebro interfere no nosso comportamento onde acabamos dando mais ênfase aos acontecimentos negativos do que aos positivos no nosso cotidiano.
Por isso a tendência humana de procrastinar tarefas e tomadas de decisões, dificuldades de enfrentar mudanças, e a permanecer na zona de conforto!
Porém, se cultivarmos emoções positivas diariamente, conseguiremos modificar os nossos pensamentos e a nossa forma de estar no mundo e, em relação a isso, o P.E.R.M.A. pode nos ajudar! Então vamos entender agora o que é o P.E.R.M.A.:
P = Positive Emotions (Emoções Positivas): As emoções positivas são pensamentos e ações que geram em nós as sensações de alegria e prazer. Ao sentirmos alegria e prazer, passamos a desejar mais, sonhar mais, planejar e realizar mais o que nos proporciona essas sensações. Com isso, ao aumentar as emoções positivas, conseguimos um melhor enfrentamento de situações que nos são adversas bem como a lidar melhor com as emoções negativas.
E = Engajement (Engajamento): Quando estamos dedicados em nossas atividades diárias e nos sentindo inspirados e motivados, estamos no estado do flow! O estado de flow é o estado de intensa concentração no aqui agora, que nos faz ter a impressão de que o tempo parou. Para vivenciarmos o estado de flow, o engajamento em atividades com as quais nos identificamos e sentimos maior prazer e motivação são imprescindíveis.
R = Relansgionships (Relacionamentos): Os relacionamentos são as nossas necessidades de contato, por isso, devemos encontrar maneiras de interagir e desfrutar da companhia de familiares e amigos, disponibilizando um tempo de qualidade para isso. Nós, seres humanos, somos seres sociais e por isso é fundamental ter bons relacionamentos para o nosso desenvolvimento e para uma vida mais saudável e duradoura.
M = Meaning (Significado): O significado ou propósito de vida é o que proporciona um sentido à nossa existência. Um propósito é aquilo que nos propomos a fazer/realizar. Sendo assim, quando estabelecemos objetivos e nos propomos a fazer algo significativo para nós e para os outros, devemos nos dedicar para que, com isso, possamos potencializar o nosso sentido de vida.
A = Accomplsihment (Realização): Quando realizamos algo e temos o sentimento de que somos capazes desse feito, fortalecemos a nosso auto-estima, elevando o nosso sentimento de felicidade. É importante também comemorar cada uma das nossas realizações assim quando alcançadas.
Ao cultivarmos emoções positivas, estarmos engajados em nossos propósitos dando um sentido a nossa vida, e, ao comemoramos as nossas conquistas e mantermos relacionamentos saudáveis, iremos diminuir a nossa tendência à depressão e o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Ao cultivarmos emoções positivas, aumentamos a nossa criatividade e passamos a ter um olhar mais otimista quanto ao futuro.
Hoje, para além do modelo P.E.R.M.A de Martin Seligman – O Pai da Psicologia Positiva -, temos um novo modelo, o P.E.RMA-V, para uma vida feliz, a partir das contribuições de Emiliya Zhivotovskaya, onde o V significa Vitality (Vitalidade). A Vitalidade se refere à saúde, e dá ênfase para três aspectos: dormir bem, comer melhor e movimentar-se.
Todos esses elementos do então P.E.R.M.A-V são os preditores do bem-estar e da felicidade! Sendo assim, que tal fazer uma breve reflexão sobre o nosso modo de vida e melhorar os aspectos que estão um pouco de lado?
Ao considerarmos a influência que o P.E.R.M.A-V pode ter para uma melhor qualidade de vida humana, podemos então supor que temos no P.E.R.M.A-V a nossa fórmula da felicidade!
Príncela Santana da Cruz. Professora do curso de Psicologia da Universidade do Contestado – UnC e Psicóloga Clínica. E-mail: [email protected]
Roberson Alexsandro Vithoft. Autodidata da Ciência da Felicidade. E-mail: [email protected]