InícioDestaqueCâmara autoriza prefeitura a realizar roçada na Floresta Nacional e doação de...

Câmara autoriza prefeitura a realizar roçada na Floresta Nacional e doação de material lenhoso para a Fundação Hospitalar

Últimas notícias

Pai e irmão são presos suspeitos de estuprar adolescente em Três Barras

Nesta manhã do feriado do dia do trabalhador, a...

INSS começa a pagar 13º antecipado a quem recebe acima do mínimo

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro...

Governador do RS alerta para “maior desastre da história” do estado

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite,...

Na sessão da Câmara de Vereadores de Três Barras realizada no último dia 03, foram aprovados dois Projetos de Lei, os PLs 15/2021 e 16/2021. O primeiro deles (PL 15/2021) autoriza a prefeitura a realizar roçada mecanizada junto ao ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) na área da Floresta Nacional de Três Barras. O parecer número 8, pelas cinco comissões que analisaram o projeto, atesta boa técnica e não pede alterações formais. Agora o projeto segue para a segunda votação.

 

 

Já o PL 16/2021, que autoriza a prefeitura a doar material lenhoso para a Fundação Hospitalar de Três Barras também foi aprovado pelos vereadores após o parecer favorável das comissões que analisaram o projeto, porém ocorreu após duas intervenções. A vereadora Carla Shimoguiri (PTB) pediu o voto favorável de todos os vereadores após elencar que “a retirada desse material faz parte do processo de implantação de um conjunto habitacional na antiga Vila Três e neste primeiro momento serão retiradas as árvores exóticas, que não têm valor comercial”.

 

 

As palavras da vereadora também descrevem o parecer 9, referente ao PL 16/2021, que não encontrou irregularidades e considera viável o município doar para a Fundação Hospitalar a madeira retirada da antiga Vila Três, por considerar que não há valor comercial nem utilidade para o município – enquanto é um material de grande valia para a instituição.

 

 

Por sua vez, o vereador Laudecir Gonçalves (PL) fez a ressalva de que apesar de ser favorável à doação do material para a Fundação Hospitalar, “o molho vai sair mais caro que a carne”. Gonçalves complementa que “seria muito mais propício o prefeito continuar com a parceria com o hospital destinando verbas” do que onerar os cofres públicos com o processo para desbastar a área.

 

 

 

Expediente

No expediente da sessão, constam o Ofício Executivo 12/2021, que encaminha requerimento de resposta à vereadora Josi Gazaniga (MDB), além dos Ofícios Executivos 29 e 30 de 2021. Foram expedidas quatro propostas do vereador Ernani Junior (PSL), sendo um pedido de nomeação de rua, um requerimento de asfalto, a implementação de lâmpadas de led na iluminação pública no João Paulo II e providências para melhorar a mobilidade do trânsito no portal do município.

 

 

Palavra Livre

No uso da palavra livre, o vereador Laudecir Gonçalves (PL) comentou sobre a falta de sinalização e acessibilidade no trevo de acesso ao município, onde se verifica intenso tráfego de caminhões. “Fomos a Florianópolis um tempo atrás buscar ideias, sugestões e recursos para tentar fazer um elevado ali, mas nada disso saiu [do papel]”, destaca Gonçalves. “Deus queira que nunca dê um acidente, mas fica aqui o registro da preocupação dos vereadores com o seu papel como fiscalizador da comunidade em sugerir e cobrar”, afirma.

 

 

Por fim, o vereador Laudecir solicitou um olhar do Executivo para uma valeta que identifica na Rua Augusto Stocloska, na saída para a SC-303. “É tão pouca coisa para o Executivo deixar a gente passando tanta vergonha, as pessoas vêm de fora e o carão postal é aquela valeta”, critica o vereador do PL.

 

 

Na sequência, o vereador Marcos de Paula (PL) fez comentário de pesar sobre um munícipe  (popularmente conhecido como Casquinha) que morreu em decorrência da COVID-19. Após agradecer a agilidade do setor de transporte da prefeitura, que afirma ter sido ágil em atender a uma demanda, o vereador critica o que chama de “motivos pequenininhos” para as blitz realizadas no São Cristóvão aplicarem multas. O vereador esclarece que não é contra a realização de blitz, mas reforça que vê a necessidade de maior bom senso dos policiais. Em à parte, o presidente Edenilson (PSD) endossa a manifestação de Marcos.

 

 

Sem mais inscritos para falar, o presidente Edenilson declarou encerrada a sessão e convocada a próxima reunião ordinária para o dia 05 de maio.

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.